Quantos pontos o Palmeiras precisa fazer para garantir vaga direta na Libertadores?
GAZETA ESPORTIVA
SÃO PAULO – Apesar de estar na final da Libertadores, o Palmeiras ainda não tem vaga direta garantida para a próxima edição do torneio continental. O futebol é imprevisível, mas é possível observar pontuações dos últimos anos no Campeonato Brasileiro para projetar a meta do Verdão na Série A.
No momento, apenas os times que terminarem no G4 do Brasileirão terão vaga na fase de grupos da competição organizada pela Conmebol. Isso pode mudar caso os vencedores da Copa do Brasil (Atlético-MG ou Athletico Paranaense) e Libertadores (Palmeiras ou Flamengo) terminem entre os quatro primeiros da tabela, mas o Palmeiras não busca não depender de outros clubes.
Observando a tabela final das últimas dez edições da Série A, o quarto colocado que teve a menor pontuação foi o Botafogo, em 2011. Na ocasião, o Glorioso somou 61 pontos. Enquanto isso, o último colocado do G4 com o melhor desempenho neste recorte foi o Corinthians, em 2019, com 69 pontos.
No momento, o Palmeiras soma 49 pontos. Tendo como amostragem os últimos dez anos de Campeonato Brasileiro, o time comandado por Abel Ferreira precisaria somar mais 20 pontos nas próximas dez partidas para carimbar sua vaga na fase direta da Libertadores.
Antes da derrota para o América-MG, no início de outubro, o treinador do Alviverde revelou que a meta seria alcançar os 80 pontos ao fim da competição. No entanto, com os resultados ruins em sequência, o Verdão ficou impossibilitado de atingir o objetivo traçado pela comissão.