Governo diz que negocia realização da Copa América no Brasil, mas ainda não confirma torneio

Ministro Luiz Eduardo Ramos afirmou que, caso torneio seja realizado, todos os jogadores serão vacinados

Conmebol anunciou nesta segunda-feira que o torneio ocorrerá no Brasil Foto: JUAN BARRETO / AFP
Dimitrius Dantas
O GLOBO

BRASÍLIA — O governo federal afirmou nesta segunda-feira que a realização da Copa América no Brasil ainda não está confirmada e que sua única participação será oferecer a estrutura para a entrada das equipes no Brasil.

Ramos afirmou ainda que, caso o torneio seja realizado, não haverá presença de público e todos os jogadores e integrantes das delegações de cada delegação serão vacinados.

Na manhã desta sexta-feira, a Conmebol anunciou a realização do torneio no Brasil e agradeceu pessoalmente ao presidente Jair Bolsonaro. No final da tarde desta segunda-feira, entretanto, o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, afirmou que o governo fez algumas exigências à CBF, mas sublinhou que a realização do evento ainda não é definitiva.

— Não tem nada certo, quero deixar isso bem claro, estamos no meio do processo, mas não vamos nos furtar dessa demanda, caso seja possível, de atender — afirmou.

O ministro colocou sob responsabilidade da CBF a negociação com estados para que sejam definidas as sedes. O estado de Pernambuco, apontado inicialmente como um dos locais que receberiam jogos, já anunciou que não permitirá a realização do torneio no estado.

O secretário nacional dos Esportes, Marcelo Reis Magalhães, também minimizou a participação do governo federal no evento.

— A gente foi demandado pela CBF hoje pela manhã e estamos fazendo os esforços para caso a gente venha realizar a Copa América, que a CBF, por se tratar de um evento totalmente privado, negocie com os estados e municípios onde vão ser as sedes. O governo federal apenas dará a parte de estrutura para a entrada dessas equipes no país — afirmou.

Ramos, entretanto, rebateu críticas sobre a possiblidade da realização da Copa América no país. O ministro lembrou que competições já estão ocorrendo normalmente no Brasil, como o Campeonato Brasileiro, a Libertadores e os torneios estaduais, que terminaram recentemente.

— O Campeonato Brasileiro envolve 20 times na Série A e 20 times na Série B. Estão ocorrendo jogos em todo o Brasil. Acabaram na semana passada os campeonatos estaduais. Com relação à realização dos jogos da Copa América não sei por que algumas pessoas se pronunciaram contra o evento — afirmou.

 

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta