A nova ação vai ocorrer no dia 28 de outubro, com o encaminhamento de mais 17 mulheres para realizar os exames preventivo e de mamografia. O foco é prevenir contra doença como câncer de mama e colo de útero, assim como diagnóstico e tratamento precoce em busca da saúde das mulheres.
“As mulheres com deficiência precisam ter a mesma igualdade de oportunidades das demais mulheres, por isso estamos fazendo nossa parte nesta iniciativa. Tem mulher com 48 anos que nunca fez este exame na vida”, descreveu a presidente do Conselho, Tania Regina Noronha Cunha.
Na última quinta-feira (21) o Conselho, que é vinculado a Sedhast (Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) realizou a primeira ação da campanha, levando 17 mulheres surdas até o Hospital do Amor, para realizar os exames preventivos. Já no mês de novembro a expectativa é realizar uma parceria com o Hospital de Câncer Alfredo Abrão, para levar homens com deficiência para realização de exames.Tânia ainda destacou que o Hospital do Amor dispõe de todos os equipamentos adequados para atender as mulheres com deficiência física. “Precisa ter uma estrutura adequada de acessibilidade para a mulher cadeirante na hora do exame e o hospital preenche os requisitos”, observou.
“Vamos terminar estas ações com as mulheres e no próximo mês o foco será os homens com deficiência, que também precisam desta atenção e cuidado preventivo. Vamos entrar em contato com o hospital (Alfredo Abrão) para tentar viabilizar esta ação”, ponderou Tânia Regina.
Leonardo Rocha, Subcom
Fotos: Monique Alves/Sedhast