Possuem operações com o credito fundiário e recursos do Pronaf Mais Alimentos, com pagamentos em dia, contando com uma renda mensal razoável, com a venda da produção para o PNAE, Feiras Municipais e Mercado local de Coxim.
Eles são agradecidos com o apoio de toda equipe técnica da Agraer, que desde o início do assentamento está presente e atuante na vida desses produtores. O lote possui energia solar para irrigação das estufas de hortaliças, financiada com recursos do Pronaf Mais Alimentos.
Outras alternativas interessantes são: o Biodigestor que produz Biofertilizantes e o gás metano produzido com dejetos de suínos da propriedade, projetos este que contribuem com a melhoria do meio ambiente.
O gás metano, hoje, é aproveitado no preparo da alimentação familiar. O biofertilizante é um produto orgânico, livre de produtos químicos industriais, sendo que esse tipo de adubo é economicamente viável, devido ao seu baixo custo de produção, podendo o produtor familiar se beneficiar com uma adubação rica em nutrientes, inclusive substituindo outras formas de adubação mineral.
A Agraer de Coxim, mesmo com recursos escassos, esses produtores continuam com seu trabalho nas propriedades rurais, realizando a concretização de um sonho, com a melhoria de qualidade de vida familiar, aumentando a expectativa de seus filhos permanecerem no campo.
Carlos Sanches (escritório da Agraer de Coxim) e Luciana Martins (Gestora Ambiental)
Fotos: Luciana Martins (Gestora Ambiental)