Feito na modalidade rural, o programa de regularização tira a moradia do estado de inadimplência, além de valorizá-la no preço de mercado. Maria do Carmo Avesani Lopez, diretora-presidente da Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul), diz que “em alguns casos o imóvel passa a valer o dobro do preço estimado”.
No programa, as matrículas serão gratuitas, desde que os moradores atendam aos requisitos estabelecidos na Lei N° 13.465/2017. A renda familiar não pode ultrapassar cinco salários mínimos, a pessoa não pode possuir imóvel e não ter sido beneficiada pela regularização fundiária urbana ou rural.
“Eu esperei 11 anos por esse documento. Confesso que estou nervosa, mas muito feliz e realizada com tudo que está acontecendo na minha vida”, comentou a camareira Cristiane Marcelino Luz.
O espírito celebrativo e de unidade durou por toda a cerimônia. Todos estavam comemorando a conquista de cada um. “Fiz o corre durante muito tempo e a única resposta que eu recebia era o ‘não é possível’. Daí num dia, a equipe da Prefeitura Municipal me informou sobre o programa, e hoje recebi essa certidão que garante eu como proprietário do imóvel, assim como os outros”, comentou o pedreiro Lauir Gomes da Silva.
O primeiro passo para o serviço foi a execução do levantamento georreferencial. Depois disso uma equipe da autarquia fez o levantamento das famílias e a coleta de documentos necessários para a emissão.
Maria do Carmo agradeceu o empenho das equipes municipal e estadual. “A parceria possibilitou esse momento de felicidade para tantas famílias. Não temos medido esforços para atender a população e assim continuará sendo. Ano que vem, se Deus quiser, vamos trazer mais desenvolvimento para Bonito.
Já o prefeito Josmail Rodrigues elogiou a postura do Estado. “O governo estadual é um governo que olha com muita atenção para a necessidade de cada município. Nós vemos o resultado na quantidade de investimentos ganhando forma em nossa cidade”.
Ainda estiveram presentes o representante do Governo do Estado na região, Gerson Prata, o presidente da Câmara Municipal, Edmilson Lucas Rachel, além dos secretários e demais vereadores do município.
Davi Nunes Souza, Agehab
Fotos: Divulgação