“Desde a implantação do Programa, os índices de violência nas escolas e entorno diminuíram consideravelmente e a satisfação é notada pela comunidade escolar, daí a necessidade de retomarmos o programa juntamente com a volta às aulas”, disse o coordenador do Escola Segura, Família Forte. Durante o anúncio do retorno das rondas escolares, feito em reunião por videoconferência na semana passada, o secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel Ary Carlos Barbosa, destacou a importância do Programa para a prevenção de conflitos e delitos. “A presença da ronda escolar vai trazer mais tranquilidade para professores, alunos e, claro, para a família como um todo”, destacou.
Participaram reunião o professor Alfredo Anastácio Neto, coordenador de Políticas para o Ensino Fundamental, da Secretaria Estadual de Educação, e a professora Mônica Cristina Silvano, da superintendência de Gestão e Normas de Secretaria Municipal de Educação.
Sobre o Programa
Lançado pelo Governo de Mato Grosso do Sul em 04 de outubro de 2017 o Programa Escola Segura, Família Forte, desenvolvido por meio da Sejusp, é referência internacional por ter sido eleito em uma convocatória do Banco de Desenvolvimento da Corporação Andina de Fomento (CAF). Essa instituição financeira tem como objetivo medir o impacto do Programa em termos de redução da criminalidade e melhoria dos indicadores escolares (avaliações institucionais como: Prova Brasil, SAEMS e outros).
Atendendo uma das principais reivindicações da comunidade escolar em relação à segurança pública nas escolas e entorno, o Programa teve início em Campo Grande e, posteriormente foi levado para outros municípios de Mato Grosso do Sul, por meio de parcerias com as prefeituras locais.
A eficácia do Programa é demonstrada pelos relatos de gestores, professores e toda comunidade escolar, sobre o quanto o estreitamento dos laços com a segurança, vem contribuindo para a melhoria na interlocução com a comunidade escolar e vizinhança. Atualmente o Programa Escola Segura, Família forte é desenvolvido em um total de 155 escolas municipais e estaduais de Mato Grosso do Sul.
Joelma Belchior, Sejusp
Foto: Edemir Rodrigues/Arquivo