MDR lança primeiro módulo de capacitação a distância em proteção e defesa civil

Aulas são voltadas para técnicos de todo o País e membros da sociedade civil. Até o fim do ano, serão lançados quatro cursos, com 30 horas/aula cada

BRASÍLIA – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) acaba de lançar o primeiro módulo do curso de capacitação a distância em proteção e defesa civil. Nesta etapa, com duração de 30 horas, será feito um panorama geral da política de proteção e defesa civil no País, com foco nos principais conceitos ligados ao tema. Para acessar, clique neste link.

 Os cursos fazem parte do Plano Nacional de Capacitação Continuada da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do MDR para os anos 2019 a 2023 e têm como público-alvo agentes de proteção e defesa civil dos estados e municípios brasileiros e pessoas com interesse em aprender sobre gestão de risco e desastres. As aulas foram desenvolvidas em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Além desse curso introdutório, outros três módulos serão disponibilizados no decorrer do ano. O próximo terá como foco a atuação dos servidores em âmbito municipal. Serão abordados o funcionamento de um órgão de Proteção e Defesa Civil, os requisitos para formulação e implementação, incluindo legislação, monitoramento e alertas e a importância dos planos de contingência para cada localidade. Os outros dois terão como tema gestão de riscos e gestão de desastres, com foco na realidade das cinco regiões do País, respeitando as características de cada município.

Em todos os módulos, as aulas utilizarão animações e partirão da história de um município fictício, chamado Brasilis. Todas as etapas trazem debates sobre os conceitos abordados em cada curso. Além disso, os alunos poderão interagir com a plataforma de ensino, que é totalmente moderna e intuitiva. Os cursos trarão, ainda, vídeos de especialistas sobre temas variados.

O secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco, coronel Lamartine Barbosa, destaca a importância desse tipo de capacitação. “Elas promovem, de forma interativa, o repensar do conhecimento adquirido e habilidades já desenvolvidas pelos técnicos da defesa civil. Além disso, facilitam a interlocução entre estados e municípios, unificando o discurso de todos os envolvidos”, afirma. “As reciclagens e a comunicação intermunicipal favorecem a atuação na hora do desastre. Elas permitem que as equipes atuem rapidamente e tragam boas soluções de apoio às famílias que ocupam as áreas afetadas”, completa.

OUTRAS CAPACITAÇÕES – A coordenadora de Fortalecimento e Capacitação da Sedec, Lidiane Souza, ressalta que o MDR tem disponíveis outros cursos na área de proteção e defesa civil. “Também estamos com capacitação em ensino a distância para o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), que é a ferramenta oficial para solicitar o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública e recursos para as ações de resposta, restabelecimento de serviços essenciais e obras de reconstrução”, informa. Essa capacitação é voltada para todos os usuários do S2iD nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Todas as formações oferecidas pela Sedec para os agentes de proteção e defesa civil estão disponíveis na página de capacitações e boas práticas do MDR. Clique neste link para acessar.

 

 

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta