Última semana do outono terá condição típica da estação: Tempo seco e temperaturas amenas em boa parte do Brasi
Nova frente fria deve avançar pelo Rio Grande do Sul apenas no final de semana, indica o modelo Cosmo
A última semana do já terá características típicas da estação em todo o Brasil. De acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de permanência de temperaturas mais baixas em todo o país, com previsão do retorno das chuvas no sul do Brasil apenas no final de semana.
De acordo com Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, nas próximas 24 horas as chuvas são previstas apenas na faixa norte do país, com destaque para o leste do Paraná que deve receber os maiores acumulados nas próximas horas.
A segunda-feira (14) amanheceu com registro de geadas nas áreas serranas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Serra da Mantiqueira, e de acordo com o meteorologista a tendência é que na próxima madrugada as mesmas condições sejam observadas, com intensidade entre fraca e moderada na área.
Segundo o modelo de previsão de temperatura, também do Inmet, nas próximas 36 horas são esperadas mínimas entre 4 e 6 graus no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. No Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, o modelo prevê temperatura entre 10ºC e 12ºC.
Veja o mapa de previsão de temperatura nas próximas horas:
Fonte: Inmet
Segundo o modelo Cosmo, apenas no final da semana uma nova frente fria deve aumentar as áreas de instabilidade no Sul do Brasil. O modelo prevê chuvas entre 20mm e 30mm no leste do Rio Grande do Sul a partir de sábado (19).
A tendência é que o sistema ganhe intensidade e avance para as demais áreas do estado, Santa Catarina e extremo sul do Paraná ainda no dia 19, com precipitação entre 20mm e 40mm. A frente deve passar rápido pelos três estados, sem força para avançar para as demais áreas do país.
Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias:
Fonte: Inmet