Previsão estendida mostra nova rodada de chuvas para o Sul, mas condição segue crítica para o Paraná
O modelo de previsão estendida para todo o Brasil, atualizado nesta quarta-feira (28) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) prevê uma nova rodada de chuvas para o Sul do Brasil nos próximos 15 dias e mais uma vez as previsões não mostram condição de chuva para o oeste do Paraná, aumentando ainda mais a preocupação para o milho safrinha.
De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma nova frente fria vai entrar pelo Rio Grande do Sul nos próximos dias, aumentando a formação de nuvens mais carregadas em todo o estado entre dia 28 e 6 de maio, com precipitação entre 60mm e 90mm, sendo os maiores volumes esperados para o extremo sul do estado.
Ainda neste período, as chuvas podem chegar em áreas de Santa Catarina. A meteorologista reforça que as chuvas devem manter a característica do outono, acontecendo de forma irregular em todas as áreas.
Já para o Paraná, a previsão estendida mostra condição de chuvas apenas a partir do dia 6 de maio e ainda mais irregular. “As chuvas não chegam em todo o estado, apenas em algumas áreas como o centro e leste do Paraná, com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm, com destaque para a região oeste que deve permanecer sem chuva”, acrescenta a meteorologista. Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Fonte: NOAA
A atuação de massa de ar seco e frio segue diminuindo as temperaturas por todo o país. Segundo informações do Epagri/Ciram em Urupema a mínima chegou a -5.4ºC nesta madrugada, superando os -2ºC registrados no dia 27. De acordo com a Climatempo, no Rio Grande do Sul o destaque do frio fica mais uma vez para Vacaria que registrou -3,2°C.
Ainda no Sul do Brasil, o Inmet registrou temperatura de 0.1ºC em General Carneiro/PR, temperaturas de 2ºC em várias áreas de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.Em Santa Catarina foram registradas geadas em São Joaquim e Vacarias, além de General Carneiro/PR.
A tendência é que com a chegada da frente fria, a massa de ar frio avance para outras do país, mas para a próxima madrugada ainda há risco de geadas, segundo o Inmet. Com intensidade entre fraca e moderada, as geadas são esperadas no norte do Rio Grande do Sul, várias regiões de Santa Catarina e sul e leste do Paraná.
Ainda de acordo com Andrea, após a rodada de chuvas uma nova massa de ar frio deve entrar pelo Rio Grande do Sul a partir do dia 5. Os modelos apontam que essa massa de ar frio deve ter mais intensidade, derrubando ainda mais as temperaturas.
Veja o mapa com a tendência de temperatura nos próximos dias:
Fonte: Inmet