Parceria entre Senai e Águas Guariroba vai levar formação gratuita para bairros de Campo Grande
Em parceria com o Senai, o projeto Mãos e Obras, da Aegea Águas Guariroba, será realizado pela primeira vez em Mato Grosso do Sul. Lançado nesta segunda-feira (06/11), no auditório da Faculdade Senai da Construção, o programa tem como meta formar 200 pessoas em fundamentos de reparos residenciais nos bairros de Campo Grande, até o final de 2024.
Inicialmente, serão formadas duas turmas de 20 pessoas cada, sendo metade homens e outra metade mulheres, moradores do Los Angeles e Nova Lima. As aulas serão realizadas nos próprios bairros, em período noturno. A ação social tem a proposta de formar pessoas para fomentar a geração de emprego e de renda.
De acordo com o gerente de Gestão e Negócios, da Faculdade Senai da Construção, Plínio Gratão, a parceria é muito importante para mostrar os trabalhos de âmbito social das duas instituições. “Foi um projeto construído de forma conjunta e nos leva para dentro do bairro capacitando a mão de obra que pode se reverter não só em uma renda, mas também em empregabilidade para o setor”, explicou.
Segundo Gratão, o curso, com duração de 60 horas, é dividido em etapas prática e teórica, focado em reparos residenciais. “O aluno entra entendendo as normas pertinentes à área e os reparos podem fazer em determinadas situações”, ressaltou.
A coordenadora de responsabilidade social da Águas Guariroba, Bia Rodrigues, explica que o projeto já existe em outras unidades da Egea e está pela primeira vez no Estado. “Para nós, é uma oportunidade de capacitar as pessoas para o mercado de trabalho, fomentando assim a geração de renda e o empreendedorismo. E claro que o Senai foi a instituição escolhida porque sabemos do know-how que tem para poder capacitar esses alunos”.
O projeto está em fase piloto, mas a intenção é expandi-lo para as sete regiões da capital.
Líder comunitário do Los Angeles, a agente comunitária de saúde e assistente social, Maria Diva da Silva, afirma que os moradores precisam de profissionalização. “É o curso chegando na nossa comunidade, sem eles precisarem se deslocar. O Senai capacitando a população aumenta as chances das pessoas estarem empregadas”.