Marfrig lucra 1,7 bilhão de reais no terceiro trimestre de 2021

Receita líquida consolidada no período é de 23,6 bilhões de reais, 40,4% acima do terceiro trimestre de 2020; Alavancagem financeira cai para 1,10x em reais e 1,07x em dólar (dívida líquida/ Ebtida ajustado) — menor nível histórico

São Paulo – A Marfrig (B3:MRFG3 e ADR Nível 1: MRRTY), líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, apresentou hoje à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seus resultados fiscais relativos ao terceiro trimestre de 2021.

No período, a companhia registrou receita líquida de 23,6 bilhões de reais, crescimento de 40,4% na comparação anual. O lucro líquido alcançou 1,7 bilhão de reais, 148,7% acima do registrado no terceiro trimestre de 2020. O Ebitda ajustado chegou a 4,7 bilhões de reais e a margem Ebtida ajustada foi de 20%. Mais uma vez a Marfrig registrou recorde histórico de receita no trimestre, em um ano marcado por forte crescimento em todos os indicadores financeiros.

O índice de alavancagem, que demonstra o compromisso com a disciplina financeira da Marfrig, foi outro destaque do período ao atingir o menor nível da história. Em reais, o índice ficou em 1,10x, na relação entre dívida líquida/Ebtida ajustado dos últimos 12 meses. Em dólar, a alavancagem foi de 1,07x. O fluxo de caixa livre avançou 134,1% em relação ao mesmo período do ano passado: 3,8 bilhões de reais.

“Em mais um trimestre, a Marfrig trouxe resultados robustos ao mesmo tempo em que demonstrou seu compromisso com a redução consistente do endividamento”, diz Marcos Molina dos Santos, fundador e presidente do Conselho de Administração da companhia. “Estamos construindo uma empresa cada vez mais relevante, bem-posicionada sob os aspectos estratégicos, de diversificação geográfica e sustentável como negócio e como integrante da sociedade.”

Operação América do Norte  – A Operação América do Norte — liderada pela americana National Beef — registrou novos recordes de resultados, beneficiada pela recomposição dos estoques da cadeia de food-service, pelo cenário econômico ainda impulsionado pelos estímulos financeiros do governo federal e pela sazonalidade do período. A receita líquida atingiu a marca histórica de 16,7 bilhões de reais (3,2 bilhões de dólares), 38,9% superior ao mesmo período do ano passado. O lucro bruto foi de 4,8 bilhões de reais (926 milhões de dólares) — crescimento de 146,4% na comparação anual.

Graças a esses indicadores, a Operação América do Norte representou 71% da receita total da Marfrig no trimestre. O Ebtida Ajustado foi de 4,5 bilhões de reais, 159,4% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, representando 95% do Ebtida total da companhia no trimestre.

O mercado doméstico dos Estados Unidos segue como maior consumidor dos produtos oferecidos pela Operação América do Norte (88%). Entre os mercados internacionais, Japão e Coreia do Sul geraram 62% das receitas de exportação da National Beef.

“O terceiro trimestre é historicamente o mais forte na região. Em 2021, porém, além de aumentar o volume de vendas no período, nos beneficiamos de um aumento de preços nos Estados Unidos e nos mercados internacionais”, diz Tim Klein, CEO da Operação América do Norte da Marfrig.

Operação América do Sul –  Na América do Sul, a Marfrig registrou receita líquida de 6,9 bilhões de reais, um crescimento de 44,1% na comparação anual. O desempenho é resultado da expansão de 8,3% nos volumes destinados à exportação, além do aumento de 36,8% no preço médio total de vendas, especialmente em dólar. O lucro bruto atingiu 571 milhões de reais, e a margem bruta chegou a 8,3%, ainda impactados pelo aumento dos custos de produção.

As exportações representaram 62% da receita total no trimestre. Os maiores mercados da Operação América do Sul da Marfrig continuam sendo a China e Hong Kong, que responderam por 64% das vendas internacionais da companhia.

“Apesar dos desafios que temos enfrentado em 2021, nosso modelo operacional — baseado na busca ininterrupta de aumento da eficiência — se mostrou resiliente mais uma vez no terceiro trimestre. Capturamos 15 milhões de reais por meio do programa de eficiência operacional e os produtos industrializados superaram 15% das nossas vendas na região”, afirma Miguel Gularte, CEO da América do Sul.

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta