NOVA YORK – Dados pessoais de mais de meio bilhão de usuários do Facebook foram localizados neste sábado em um site hacker. O vazamento inclui informações de 533 milhões de internautas de mais de cem países e, entre eles, podem estar 8 milhões de brasileiros.
Os dados incluem número telefone, ID da conta do Facebook, cidade de origem, data de aniversário, biografia e, em alguns casos, também o endereço do e-mail, segundo informações do site americano Business Insider citadas pela agência Bloomberg.
Alon Gal, diretor executivo de tecnologia e inteligência de crimes cibernéticos da Hudson Rock, descobriu os dados neste sábado. Eles estão disponíveis gratuitamente em um fórum de hackers, fazendo com que essas informações estejam amplamente abertas a qualquer um que tenha um mínimo de habilidade com dados.
Gal postou em sua conta do Twitter uma lista com os países atingidos e o número de usuários afetados em cada um. Nesta lista, aparece o Brasil, com cerca de 8 milhões de vítimas.
O Business Insider checou vários registros vazados combinando números de telefone de usuários conhecidos do Facebook com os IDs listados.
Também confirmou outros registros testando endereços de e-mail do conjunto de dados no recurso de redefinição de senha da rede social, que pode ser usado para revelar parcialmente o número de telefone de um usuário.
Segundo o Facebook, os dados já haviam sido vazados há alguns anos e reapareceram hoje.
“São dados antigos e já relatados em 2019”, disse um porta-voz da rede social à Bloomberg. “Encontramos e resolvemos esse problema em agosto de 2019”, complementou em nota.
Na época, a empresa fez uma correção em uma falha em sua tecnologia que permitia que ocorresse o vazamento de informações. Mas, uma vez que os dados escapam da rede do Facebook, a companhia tem poder limitado para impedir que se espalhem on-line.