Dinheiro de papel vai acabar? Confira as respostas em live comandada por Urandir Fernandes com economistas e representante do CNPq

Saindo um pouco dos temas costumeiros, como pesquisas sobre Ratanabá, Amazônia, a Lua e sobre Deus, entre outros temas polêmicos, o presidente do Ecossistema Dakila, pesquisador e empresário Urandir Fernandes de Oliveira, comandou uma live no canal do Youtube do Ecossistema Dakila discutindo um tema que está muito em voga: o possível fim do dinheiro físico, com sua substituição gradativa por meios digitais, como os cartões de crédito e de débito, o pix e, principalmente, pelas moedas digitais, entre as quais, o BDM Digital, atualmente um dos investimentos mais rentáveis e seguros à disposição do mercado financeiro.

Participaram da live, além de Urandir Fernandes que atuou como mediador, os economistas Tatiana Góes e Vagner Bertoldo e a pesquisadora Dra. Késia Miranda, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As exposições começaram com a economista Tatiana que registrou que em alguns países da Europa, como a Inglaterra, é comum se deparar com estabelecimentos comerciais, como farmácias, postos de combustíveis e supermercados com uma placa na porta de entrada informando não aceitarem dinheiro em cédulas de papel moeda.

De alto a baixo, em sentido horario: economista Vagner Bertoldo; economista Tatiana Góes; Dra. Késia, do CNPq e; Urandir Fernandes, presidente do Ecossistema Dakila e mediador da live _ Reprodução do Youtube

Neste contexto, o mediador Urandir Fernandes relatou já ter passado por essa saia justa em uma viagem ao exterior.

Em sua participação inicial a pesquisadora do CNPq ressaltou a necessidade de se preparar o cidadão para essa realidade. “Precisamos descobrir como vamos ‘bancalizar’ digitalmente o brasileiro” afirmou ao comentar as desigualdades sociais brasileiras que faz com que uma significativa parcela da sociedade não tenha acesso ao que está ocorrendo no mundo da tecnologia digital.

Questionado sobre o tempo que levaria para a completa substituição do papel moeda por mecanismos digitais, Vagner Bertoldo afirmou que é difícil se fazer um prognóstico dada a complexidade do tema em questão. Confira a íntegra da live no vídeo abaixo.

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta