Rosana Siqueira
Com recursos do Pró-Desenvolve da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seamdesc), foi inaugurada ontem (13) a Central de Comercialização da Agricultura Familiar (CEAFAM) de Três Lagoas. O local vai atender, em primeiro momento, apenas às demandas da merenda escolar, bares, restaurantes, pequenos mercados, cozinhas industriais, sempre na forma de atacado. A inauguração contou com a presença do secretário-executivo da Agricultura Familiar e Povos Originários, Humberto Mello Pereira.
A CEAFAM é uma iniciativa que se destaca pela colaboração entro Governo do Estado, por meio da Semadesc e a Prefeitura de Três Lagoas, em um investimento de mais de R$ 1 milhão proveniente de repasses da esfera federal, estadual e recursos próprios. A maior parte dos recursos é oriunda do Pró-Desenvolve (Fundo Estadual Pró-Desenvolvimento do Estado) que é gerido pela Semadesc e é destinado a subsidiar medidas que promovam o desenvolvimento econômico e sustentável do Estado.
O projeto está alinhado com quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas: Objetivo 8 – Emprego Decente e Crescimento Econômico; Objetivo 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, Objetivo 12 – Consumo e Produção Responsáveis, e Objetivo 17 – Parcerias em Prol das Metas. Dentro do Plano de Governo de Mato Grosso do Sul, o projeto se alinha aos eixos: Atenção aos municípios e gestão territorial competitiva, Oportunidades, emprego e renda; Setor produtivo, ambiente de negócios e dinamismo econômico, e Parcerias estratégicas.
A Semadesc está implantando Centros de Comercialização da Agricultura Familiar desde 2018 no Estado. Já foram entregues centros nos municípios de Anastácio, Mundo Novo, Rio Brilhante, Aparecida do Taboado, Amambai, Sonora, Bataiporã, Terenos, Iguatemi, Nova Alvorada, Rio Verde e agora em Três Lagoas. “Os espaços são locais onde os agricultores familiares expõem os produtos, interagem e trocam informações, além de promover o encontro entre a comunidade rural e as cidades ”, enfatiza o secretário executivo Humberto de Mello Pereira.
Central
A estrutura da Central é composta por uma moderna Câmara Fria destinada à conservação adequada dos alimentos comercializados. Essa tecnologia contribui não apenas para a preservação da qualidade dos produtos, mas também para a ampliação do tempo de disponibilidade no mercado, beneficiando tanto os agricultores quanto os consumidores.
A CEAFAM está localizada na Rua Alexandre Abraão, 905, Bairro Nossa Senhora Aparecida, e opera das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, garantindo a regularidade no abastecimento e facilitando o acesso dos compradores aos produtos frescos e de qualidade às demandas da merenda escolar, bares, restaurantes, pequenos mercados, cozinhas industriais, sempre na forma de atacado.