Agricultores familiares de Maracaju recebem assistência técnica e auxílio do Município para melhorar a produção

Visita do prefeito Marcos Calderan e secretário Agadir Mossmann ao Assentamento Valinhos na tarde de terça-feira (27). Foto: Assessoria da Prefeitura de Maracaju

Com Assessoria e Maracaju Hoje

O Município de Maracaju, localizado região sudoeste de Mato Grosso do Sul, atende em torno de 503 famílias de pequenos agricultores em várias comunidades, como no Assentamento Canta Galo, Santa Guilhermina, Valinhos, Comunidade Quilombola São Miguel, aldeias indígenas e, ainda, produtores do distrito de Vista Alegre e da Associação de Pequenos Produtores de Maracaju.

Os atendimentos são prestados por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema) que, além de oferecer a assistência técnica, com auxílio para melhorar a produção, ajuda o pequeno produtor na tomada de decisão.

Os serviços são realizados por uma equipe técnica qualificada, formada por dois engenheiros agrônomos, um técnico agrícola, dois médicos veterinários e engenheiros ambientais.

Os atendimentos vão desde a assistência técnica, com visitas às propriedades, onde o engenheiro conhece de perto as necessidades de cada produtor, até a parte burocrática e de gestão, como no levantamento de dados, agendamento para patrulha mecanizada, auxílio na compra de sementes e insumos.

A Secretaria também presta auxílio no plantio e no planejamento de venda dos produtos como frutas, legumes e verduras para programas como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

O objetivo é poder valorizar o trabalho do pequeno produtor e melhorar a produção e a renda de cada família, fortalecendo a agricultura familiar de Maracaju, tornando o Município referência no cultivo de hortifrúti. Os hortifrútis “são produtos que estão na nossa mesa e que mais consumimos no dia a dia”, destacou o secretário da Sedema, Agadir Mossmann.

PROJETOS – Segundo o secretário, o Município também auxilia, por meio da assistência técnica, no projeto de plantio de hortas, auxílio no projeto de criação de aves e galinhas poedeiras, e auxílio no transporte de produtos para comercialização em feiras. “Ainda temos os serviços de nivelamento, encanteiramento, adubação, plantio de pasto, roçada de pasto e diversos serviços que a agricultura familiar recebe e que a Prefeitura está pronta para prestar esse auxílio ao pequeno produtor” enfatizou Mossmann.

VISITA – Na tarde de ontem, terça-feira, (27), o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan e a equipe técnica da Sedema visitaram os agricultores do Assentamento Valinhos. Para o prefeito, “a agricultura familiar é muito importante para a economia do município”. Ele frisou que a Prefeitura seguirá dando todo apoio a essas comunidades.

 

 

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta