Conjuminando de mamando a caducando com Barbosires – 08/01/2023

C om muita fé nos poderes naturais que vêm dos céus, toda a equipe de Conjuminando de Mamando a Caducando faz votos de que o Criador de Todas as Coisas fortaleça a semente da inspiração para que os governantes e pessoas responsáveis consigam digerir frutos novos de sabedoria, justiça e respeito, nos quatro cantos do mundo. Do contrário, a cada dia estaremos mais sufocados nos desmandos e atos de corrupções, tanto em moda nas mãos dos maus gestores que se julgam donos da lei ou os grandões que acham que tudo pode.

O clima reinante é de grande expectativa, principalmente nos meios ligados ao Executivo e ao Legislativo, segmentos que passarão por eleições em outubro deste ano quando elegeremos 5.569 novos prefeitos e os integrantes de igual número de câmaras municipais de vereadores. A verdade é que o caldeirão está fervendo e muito já se conversa nos bastidores quanto à formação de coligações e confederações. Candidatos para todos os gostos estão surgindo e o povo, “com a pulga atrás da orelha”, está se preparando para dar o troco aos oportunistas que enganaram ou que continuam enganando a galera.

N este início de ano, para agravar a tristeza, com saudade e o nosso profundo sentimento de luto, despedimo-nos no campo político, do ex-deputado estadual Eduardo Contar filho, com quem tive a honra de ser vereador em Campo Grande. Também demos adeus ao empresário do ramo imobiliário, Levy Ratier, ex-presidente do Creci/MS; e à empresária e advogada Almira Rezek, administradora de empresa, das mais conceituadas em nosso meio. Por fim, o registro triste do adeus a um artista da nossa terra, mas que já era conhecido e reconhecido em nível nacional, João Carreiro (foto acima se preparando para ir à cirurgia), 41 anos, que fez grande sucesso formando dupla com Capataz e que dava os primeiros passos em sua carreira solo. Nascido na Capital de Mato Grosso, Cuiabá, João Carreiro tinha fortes vínculos com Campo Grande, onde morava. Seu velório ocorreu, primeiro na Câmara Municipal da Capital, para em seguida o corpo ser enviado a Cuiabá, onde ocorreram novas homenagens e em seguida o adeus com o sepultamento de seu corpo. Também registramos a tristeza e o luto verificada nos terreiros de samba e de fundo de quintais, onde soaram fortes os instrumentos de percussão pela morte do Mestre Quinho, que tanta alegria trouxe à Escola do Samba Salgueiro, do Rio de Janeiro. Diante desse quadro, só nos resta, a familiares e amigos enlutados, orarmos por suas almas na esperança de que alcancem uma nova vida, menos agitada e disputada, lugar onde possam descansar sob o manto sagrado do Senhor Jesus, nosso Senhor e Salvador.

Morre Zagallo, lenda do futebol brasileiro, aos 92 anosJ á no âmbito do futebol registramos nosso luto pela morte do glorioso Mário Jorge Lobo Zagallo (foto acima), talvez o homem mais completo do futebol brasileiro, haja vista ter sido bicampeão mundial jogando pela Seleção Brasileira, as copas de 1958 e 1962, ao lado de Pelé e outros ícones do Esporte Bretão. Mas, sua história de glória no futebol brasileiro se completaria com outras grandes conquistas: tricampeão mundial em 1970, como técnico da Amarelinha e tetracampeão mundial, como técnico adjunto de Carlos Alberto Parreira, em 1994. Ele ainda treinou a seleção em 1974 e 1998, sendo, nesta última, vice-campeão em final disputada contra a França. Também foi coordenador técnico da seleção de 1994, dirigida por Parreira.

U ma sequência de variações meteorológicas, agravada pelo registro de temporais, tem trazido transtornos aos campo-grandenses que têm sofrido pela falta de infraestrutura urbana, apesar de ser uma cidade nova e relativamente planejada. Os danos causados pelas fortes chuvas têm sido socorridos pelas autoridades com medidas paliativas, aquelas que só resolvem o problema no momento de sua ocorrência. Trocando em miúdos, voltam as chuvas e os problemas reaparecem.

M erecidamente, mesmo porque ninguém é de ferro, o jornalista Valdemar Hosano, há poucos dias, tirou um período relâmpago de férias e esteve viajando com a família para grandes centros. A ele almejamos um retorno promissor com sucesso profissional e com saúde nesse ano que se inicia.

I mortais recentemente eleitos para cadeiras na Academia Sul-mato-grossense de Letras (ASML), Sérgio Cruz e Sylvia Cesco devem tomar posse em solenidade a ser marcada pela diretoria da entidade, presidida pelo Acadêmico Humberto de Medeiros. Detentores de todos os méritos para ocuparem cadeiras no sodalício cultural de MS, a posse dele e dela deve ocorrer nas próximas semanas. Mais uma vez, cumprimentamos publicamente os recém eleitos imortais e os acadêmicos que os elegeram para ocuparem as cadeiras vagas.

N a cidade de Rui Brilhante, com certo sucesso, está sendo realizada a Primeira Roda de Chamamé no Centro Cultural. O evento promete reunir famosos chamamezeiros de todo Estado, além de presenças já confirmadas de sanfoneiros de países vizinhos como Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai. Almejamos votos de muito sucesso aos organizadores e participantes do evento.

A prefeita da Capital, Adriane Lopes (PP/foto acima) está se virando nos 30 para concluir algumas obras, verdadeiros abacaxis, deixadas pelo ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD). Vale o registro de que o saldo no caixa não era dos maiores. Como estavam (em baixa), quando ela assumiu, continuaram em baixa e assim viraram o ano.

N a outra ponta, o Governo Federal injetou milhões na economia, principalmente em programas de cunho social, como o Bolsa Família, gerados com base na economia popular. Em síntese, são programas pagos com recursos tirados dos bolsos dos trabalhadores e que são usados por muitos políticos espertalhões como escalada eleitoral.

D eus queira que os países que estão em guerra encontrem um consenso de paz e cessem os confrontos de vez, pois a escalada da violência humana está deixando a humanidade em pânico e desespero!

O ano que se inicia terá mais um dia, haja vista 2024 ser múltiplo de 4. Neste 2024, portanto, teremos acrescido à folhinha o dia 29 de fevereiro, produto da soma de 6 horas de 2021, 6 horas de 2022, 6 horas de 2023 e as 6 horas acrescidas ao calendário para formar um novo dia em fevereiro 2024. Explicando; o ano solar possui oficialmente 365 dias e 6 horas. Assim, as seis horas de cada ano são somadas e de quatro em quatro anos formam o dia 29 de fevereiro, gerando o conhecido ano bissexto. Finalizando, gostaríamos de frisar que neste ano bissexto temos mais um dia para produzir, sem guerra e com harmonia e respeito entre os homens de bem e de boa fé! Feliz 2-224.

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta