São Paulo recebe o Palmeiras por consolidação no G4 do Brasileiro
FOLHA DE S. PAULO
O São Paulo recebe na noite desta sexta-feira (19) o Palmeiras, às 21h30, no Morumbi, em clássico atrasado da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será transmitida pelo Premiere.
A equipe do técnico interino Marcos Vizolli, que vem de vitória fora de casa sobre o Grêmio, busca se aproximar da vaga direta à fase de grupos da próxima Copa Libertadores.
Com 62 pontos na terceira colocação, o São Paulo tem dois a mais que o quarto colocado Fluminense, mas uma partida a menos que os cariocas –ficarão igualados com o Choque-Rei desta sexta.
Caso vença o Palmeiras no Morumbi, o time são-paulino abrirá cinco pontos de diferença para o Fluminense e precisará apenas de uma vitória, sobre o já rebaixado Botafogo na próxima rodada, para assegurar um lugar na fase de grupos do torneio continental.
Há ainda a possibilidade de que uma sequência de triunfos recoloque o São Paulo na briga pelo título brasileiro.
Para isso, além de vencer Palmeiras e Botafogo, a equipe de Vizolli precisa que Internacional e Flamengo empatem no domingo (21), pela 37ª rodada.
Na rodada final do Nacional, o clube do Morumbi receberá o Flamengo, na capital paulista. Triunfo sobre os rubro-negros e derrota do Inter para o Corinthians daria o título ao São Paulo.
A meta mais realista, contudo, é confirmar uma vaga na fase de grupos da Libertadores e evitar passar pelas fases preliminares, como aconteceu em 2019, quando os tricolores enfrentaram o Talleres, da Argentina, e acabaram eliminados da competição.
Para o Choque-Rei, Gonzalo Carneiro e Pablo brigam pela titularidade ao lado de Luciano no ataque são-paulino.
O uruguaio fez parte dos 11 iniciais da vitória contra o Grêmio, em Porto Alegre, e teve boa atuação na capital gaúcha no triunfo por 2 a 1, de virada. Com Vizolli, Carneiro foi utilizado como referência na frente, atuando entre os zagueiros.
Já Pablo não marca um gol no Campeonato Brasileiro desde agosto de 2020, quando ainda era titular da equipe. No decorrer da competição, o camisa 9 perdeu a vaga para o jovem Brenner, que foi vendido pelo clube do Morumbi –se transferiu para o FC Cincinnati, da MLS.
O Palmeiras, que vem de extenuante maratona de jogos e já não briga pelo título brasileiro, deverá mandar a campo sua equipe titular.
Abel Ferreira pensa em utilizar o clássico como duelo preparatório para a final da Copa do Brasil, último objetivo dos alviverdes na atual temporada. O clube do Palestra Itália encara o Grêmio na decisão do torneio –o duelo de ida será disputado no dia 28 deste mês, em Porto Alegre, e o da volta no dia 7 de março, no Allianz Parque.
“Sabemos que é um jogo diferente”, disse o técnico português sobre o clássico. “Nossa programação não tem que ser feita jogo a jogo, mas naquilo que é presente e futuro, a Copa do Brasil. Todos os jogos servem de preparação e avaliação de todos, eu e jogadores. Sabemos que é um jogo especial.”
Desfalque certo para o Choque-Rei, e talvez para a final da Copa do Brasil, é o meio-campista Gabriel Menino, que se lesionou no segundo tempo da derrota para o Coritiba, na última quarta (17). O palmeirense sofreu uma entorse no tornozelo direito e já iniciou tratamento intensivo para ficar à disposição do Palmeiras nos confrontos com o Grêmio.