O programa “MS+Esporte”, lançado em outubro, também prevê a ajuda para diversos campeonatos nacionais e regionais, como em campeonatos brasileiros de motocross, ginástica, paracanoagem, basquete em cadeira de rodas e handebol; Brasil Ride de Mountain Bike; e Eco Pantanal Extremo.
Um dos exemplos o Torneio Nacional de Ginástica Artística, que ocorreu na semana passada em Campo Grande e teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundesporte. A competição realizada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), ocorreu no ginásio do Rádio Clube campo.“São eventos importantes para as modalidades, que além do campo esportivo, colocam nosso Estado no cenário nacional, contribuindo com o fomento da economia, principalmente agora com a retomada das atividades. Assim se vende a imagem do Estado para fora, ajudando ainda o setor de turismo”, destacou o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda.
“O governo contribuiu muito para realização do evento, dando o apoio necessário em várias frentes, por isso só temos que agradecer a ajuda. Assim damos mais força para modalidade e incentivamos novos atletas a continuar nas competições. Além disto credenciamos o Estado a receber novos eventos nacionais”, descreveu Elaine Mitsuko Nagano, presidente da Federação de Ginástica do MS.
Grandes eventos – “Já é o terceiro ano que vamos realizar esta competição, com o apoio do governo. Esta parceria é de suma importância, trazendo atletas nacionais e internacionais. Teremos campeões brasileiros e medalhistas paraolímpicos”, destacou o diretor-presidente da Funec (Fundação de Esportes de Corumbá), Luciano Silva de Oliveira.Com apoio e convênio firmado pelo Governo, Corumbá vai sediar de 10 a 12 de dezembro o “Eco Pantanal Extremo 2021”, que é a maior competição de aventura do Centro-Oeste, com a participação de seis modalidades: seis modalidades: canoagem, corrida de trilha, maratona aquática, mountain bike (MTB), stand up paddle (SUP) e tiro prático.
Salvador Machado, vice-presidente da Federação de Motociclismo de MS, também já aguarda a realização do Brasileiro de Motocross em 2022, no Mato Grosso do Sul. “Realizamos uma etapa em 2019 e estamos confiantes para o retorno no ano que vem. Este evento que tem o apoio do governo dá mais força para modalidade”. A competição faz parte de uma parceira da Prefeitura de Corumbá e o Governo do Estado, em um convênio no valor de R$ 404.040,00, que conta com o apoio do Estado com R$ 364.040,00. “Esta parceria dá mais qualidade ao evento e melhores condições para as disputas”.
Outra ajuda aos atletas é no apoio para viagens em competições fora do Estado. “O governo já nos ajudou muito com as passagens para os atletas disputarem torneios regionais e nacionais. Sem este apoio não conseguiríamos participar”, descreveu Elaine Mitsuko, da Federação de Ginástica.
Leonardo Rocha, Subcom
Foto Capa: Divulgação/Prefeitura Corumbá