Olimpíadas, dia 7: Italo Ferreira conquista primeiro ouro do Brasil em Tóquio
Dia tem ainda bronze na natação, eliminação de Osaka e desistência de Biles
Lisi Niesner/Reuters | ||
O brasileiro Italo Ferreira com a medalha de ouro no surfe |
“Eu queria que minha avó estivesse viva para ver isso. Ver aquilo que me tornei, o que fiz pelos meus pais, para aqueles que estão ao meu redor. Eu sonhei bastante com isso, todo dia eu orei às 3h para que eu realizasse esse sonho”, disse o surfista, emocionado, após a conquista do ouro no Japão.
Já Gabriel Medina perdeu nas semifinais e também foi derrotado na briga pelo bronze (pelo australiano Owen Wright, que faturou a medalha). Mais cedo, a surfista Silvana Lima caiu nas quartas de final e foi eliminada da competição.
Na noite de segunda (26), o nadador Fernando Scheffer garantiu um bronze nos 200 metros livre, a primeira medalha da natação brasileiras nesta edição dos Jogos.
Também houve notícias boas no tênis de mesa. Hugo Calderano avançou às quartas de final e é o primeiro brasileiro a chegar a essa fase nos Jogos Olímpicos. No vôlei feminino, vitória apertada sobre a República Dominicana, por 3 sets a 2, e, no futebol feminino, triunfo sobre Zâmbia pelo placar mínimo, apesar de desempenho ruim.
Houve reveses para brasileiros, como as derrotas de Gustavo Tsuboi no tênis de mesa e da dupla Agatha e Duda no vôlei de praia. e no judô, mas o saldo da jornada foi positivo.
Se o dia foi bom para o Brasil, com duas medalhas e vitórias importantes, não se pode dizer o mesmo sobre a jornada de duas das maiores estrelas dos Jogos. Naomi Osaka, a japonesa favoritíssima no tênis, perdeu da tcheca Marketa Vondrusova já na terceira rodada, por 2 sets a 0, e deu adeus ao sonho olímpico.
Simone Biles, estrela da ginástica, abandonou a final por equipes após um salto ruim e viu as russas ficarem com o ouro na disputa. Os EUA ganharam a prata.
Simone Biles não confirma presença em final individual com Rebeca Andrade
Tóquio – A ginasta americana Simone Biles afirmou que não pode confirmar presença na final individual geral das Olimpíadas na próxima quinta-feira (29).
“Vamos ver sobre quinta-feira. Nós temos amanhã (quarta) para ter um descanso mental”, disse a um grupo de jornalistas após a final por equipes, em que ela abandonou após um salto considerado ruim por ela mesma.
Biles disse que preferiu deixar a final por equipes nesta terça para proteger sua equipe, porque não se sentiou bem mentalmente para continuar.
Simone se emocionou. “Vou conversar com o time, conversar amanhã cedo”, disse.
(Leandro Colon)
Dylan Martinez/Reuters | ||
Simone Biles abandonou a disputa da final por equipes da ginástica e não garantiu participação na individual |
Agatha e Duda perdem para chinesas no vôlei de praia
Pilar Olivares/Reuters | ||
Agatha e Duda foram derrotadas pela dupla chinesa no vôlei de praia |
A dupla Agatha/Duda foi derrotada pelas chinesas Wang/Xia no vôlei de praia. As brasileiras tiveram muita dificuldade nas partidas e sofreram o revés por 2 sets a 0, com parciais de 18-21 e 14-21.
O jogo, que durou 40 minutos, foi tranquilo para a dupla chinesa. As brasileiras ficaram brevemente à frente do placar no começo do jogo, mas a dupla adversária se encontrou na areia e não deu mais espaço.
Brasil vence Zâmbia por 1 a 0 e enfrenta Canadá nas quartas de final do futebol feminino
A seleção feminina de futebol brasileira venceu a equipe de Zâmbia por 1 a 0 na manhã desta terça-feira (27).
O Brasil teve uma jogadora a mais desde os 12 minutos do primeiro tempo durante toda a partida, mas não converteu a superioridade numérica num placar elástico. O único gol da partida foi marcado por Andressa Alves, de falta, aos 18 minutos da primeira etapa.
Molly Darlington/Reuters | ||
Seleção brasileira encerrou participação no Grupo F e avançou às quartas |
Com o resultado, as brasileiras se classificaram na segunda colocação do grupo F, com 7 pontos. A pontuação é a mesma da Holanda, mas as europeias levam vantagem no saldo de gols (13 a 6). O adversário das quartas de final será o Canadá, às 5h de sexta-feira (30).
BRASIL
Seleção feminina de vôlei derrota República Dominicana em jogo duro de cinco sets
Tóquio – A República Dominicana dificultou a vida do Brasil, mas não o suficiente para neutralizar Fernanda Garay. Com boa atuação da ponteira, a seleção brasileira feminina de vôlei venceu de virada as dominicanas por 3 sets a 2 (22/25, 25/17, 25/13, 25/13, 23/25 e 15/12), na manhã desta terça-feira (27), na Ariake Arena.
Em sua estreia nos Jogos de Tóquio, o time brasileiro havia vencido a Coreia do Sul. Agora, pela terceira rodada do Grupo A, a seleção pega o Japão na quinta-feira (29), às 7h40 (de Brasília).
As dominicanas, do técnico brasileiro Marcos Kwiek, abriram a contagem com golpe de Gonzalez, e Fernanda Garay fez o primeiro ponto do Brasil. No entanto, a equipe verde e amarela demorou para engrenar na partida, enquanto que a central Jineiry Martínez e a oposto Gonzalez abriram uma vantagem de 5 a 1.
Fivb/Divulgação | ||
Fernanda Garay teve boa atuação contra República Dominicana |
Com menos de três minutos, José Roberto Guimarães pediu tempo. Na volta, com Fernanda Garay e Carol Gattaz, que completou 40 anos nesta terça, o Brasil encurtou a distância no placar, e o duelo ficou mais equilibrado –com as dominicanas sempre à frente, com um ou dois pontos de diferença.
No segundo set foi o time de Zé Roberto quem deu as cartas, principalmente com as ponteiras Gabi e Fernanda Garay. Esta última só não fez baixar a temperatura na noite quente do verão em Tóquio, mas conduziu o Brasil ao empate com direito a ace e, com um toque sútil por cima do bloqueio, marcou o 25º ponto.
A seleção estava mais solta e precisou de apenas 23 minutos para garantir a terceira parcial em 25 a 13.
Essa superioridade do Brasil, aliada ao nervosismo das dominicanas, deu a impressão de que a segunda vitória em Tóquio estava próxima. Brayelin Martínez, no bloqueio, dissipou qualquer euforia logo no começo. Fernanda Garay apareceu para empatar duas vezes (18 a 18 e, depois, 20 a 20). Gabi chegou a garantir o match point, e Kwiek pediu a revisão da jogada por meio do vídeo, o que comprovou que a bola da brasileira foi direto para fora. A central Eve bloqueou tentativa de Carol, e a decisão foi para o quinto set. No tie-break, o time verde e amarelo fez 15 a 12.
Fernanda Garay, com 26 pontos, foi a melhor marcadora da partida, e Brayelin Martínez anotou 24 –ela e a sua irmã Jineiry Martínez defendem o Dentil/Praia, de Uberlândia.
(Carlos Petrocilo)
Time da Rússia ganha o ouro por equipes na ginástica após desistência de Biles
O time de ginástica do Comitê Olímpico russo conquistou a medalha de ouro na competição feminina por equipes em Tóquio.
As ginastas russas bateram os Estados Unidos nesta terça-feira (27) e impediram o primeiro ouro de Simone Biles na atual edição dos Jogos. A Grã-Bretanha ficou na terceira colocação.
Mike Blake/Reuters | ||
Ginastas do Comitê Olímpico Russo celebram vitória na final por equipes |
A competição ficou marcada pela desistência de Biles após sua primeira prova na final. A superestrela americana abandonou o tablado após um resultado no salto que ficou abaixo de seu padrão habitual (nota 13.766). Ela deixou a área de competição por alguns minutos, antes de retornar para ficar ao lado das companheiras de time.
A equipe dos Estados Unidos a substituiu nos três aparelhos seguintes, barras assimétricas, trave e solo.
Um comunicado da federação de ginástica dos Estados Unidos afirma que Biles está sofrendo um “problema médico” não especificado e passará por avaliações diárias para determinar se pode continuar sua campanha olímpica.
“Simone saiu da final por equipes devido a um problema médico. Ela será avaliada diariamente para determinar a liberação médica para competições futuras”, afirma um comunicado da entidade.
Após deixar a prova, Biles vestiu sua jaqueta da delegação com a sigla USA nas costas. Chegando perto da trave de equilíbrio, uma jornalista americana da NBC Sports se dirigiu a ela: “Eu te amo, Simone!”. Biles cumprimentou a apresentadora.
Em um post no Instagram na última segunda-feira (26), a atleta de 24 anos afirmou que às vezes sente “o peso do mundo” em seus ombros.
“Eu sei que tenho que desligar e fingir que a pressão não me afeta, mas às vezes é difícil… As Olimpíadas não são uma piada”, afirmou Simone Biles, quatro vezes medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.
Caso ela reúna condições de retomar a disputa olímpica, a ginasta buscará medalhas no individual geral, salto, trave, solo e barras assimétricas. (Com AFP)
Hugo Calderano faz história e leva tênis de mesa brasileiro às quartas de final em Tóquio
Hugo Calderano fez história para o tênis de mesa brasileiro nesta terça (27). Com sua vitória sobre o sul-coreano Woo-jin Jang, por 4 sets a 3, ele é o primeiro atleta da modalidade a chegar às quartas de final de Jogos Olímpicos pelo Brasil.
Calderano começou bem a partida e fechou o primeiro set com 11 a 7. Depois, tomou a virada (o coreano venceu os dois seguintes por 11 a 9 e 11 a 6), empatou (11 a 9), e perdeu o quinto set (11 a 5). Conseguiu, porém, vencer os dois últimos (11 a 5 e 11 a 6).
Luisa Gonzalez/Reuters | ||
Hugo Calderano comemora ponto durante vitória contra o sul-coreano Woo-jin Jang |
Em entrevista à Folha, o mesatenista, que é o sétimo colocado no ranking mundial, revelou gostar de montar cubos mágicos no intervalo dos treinamentos para aumentar sua concentração.
“Acho que, fisicamente, sou um dos mais fortes e mais rápidos no circuito. Acredito que esse é o caminho para ganhar dos chineses. Se eu ficasse só na regularidade, só tentando colocar mais bolas na mesa do que eles, seria impossível ganhar deles”, disse ele também na entrevista, ao falar sobre a hegemonia chinesa no esporte. Leia mais aqui.
OUTROS
Após salto ruim, Biles abandona time americano em final de equipes
A ginasta norte-americana Simone Biles deixou a final por equipes nesta terça-feira (26) após um salto em que teve uma descida ruim e obteve nota baixa.
Biles saiu da arena e depois retornou, mas já com o nome retirado das demais provas (solo, barras assimétricas e trave).
Dylan Martinez/Reuters | ||
Simone Biles deu apenas um salto nas finais da ginástica nesta terça (27) |
Não ficou claro o que levou Biles a não seguir nas demais provas. Mesmo após sair da final, ela continuou com as colegas de equipe, incentivando, pulando e conversando com elas.
Os EUA disputam a final por equipes contra Comitê Olímpíco Russo, China, França, Bélgica, Grã-Bretanha, Itália e Japão.
Após cinco medalhas nos Jogos do Rio (4 ouros e 1 bronze), Biles está em todas as seis finais da ginástica nestas Olimpíadas, em Tóquio.
Além da disputa por equipes nesta terça, ela buscará medalha no individual geral, salto, trave, solo e barras assimétricas.