“Nosso objetivo com a cartilha é levar o conhecimento a todos os jovens sul-mato-grossenses, desde aqueles que vivem nos centros urbanos até aqueles que moram em áreas rurais, assentamentos, fronteiras, comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. Ao conhecerem os seus direitos e deveres, os jovens conseguem participar mais ativamente da construção das políticas públicas”, explica o Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para Juventude, Ian Leal.
A cartilha foi elaborada com uma linguagem acessível, contendo ilustrações que permitirão a fácil compreensão, traz temas importantes, entre eles, a explicação do Estatuto da Juventude; Lei da Meia Entrada; Id Jovem; programas de inserção no mercado de trabalho.
O material finalizado foi apresentado à Secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta. “Apresentamos o material para a secretária com o objetivo de transversalizar as ações, levando as informações para os alunos da rede estadual, tornando-os multiplicadores sobre os direitos conquistados pelos jovens brasileiros”, acrescenta o Subsecretário.10
Para o titular da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (SECIC), João César Mattogrosso, a cartilha cumpre um importante papel de acesso a informação. “O desenvolvimento de políticas públicas só se torna efetivo quando conseguimos aproximar a população da informação e essa cartilha formatada para juventude vai ao encontro desse propósito. De forma simples e objetiva, além de informar promove o acesso aos direitos, que muitas vezes são desconhecidos”, destaca.
O lançamento oficial desta cartilha será feito em evento para discutir as políticas para Juventude, durante a Semana Estadual da Juventude, que será realizada entre os dias 18 e 25 de setembro.
Acesse aqui a Cartilha sobre os Direitos da Juventude, no formato digital.
Jaqueline Hahn Tente, Secic