Meteorito que caiu em Pernambuco vai para Museu Nacional no Rio @agenciabrasil

[ad_1]

O Museu Nacional apresentou a mais nova peça de seu acervo, nesta quinta-feira (13). É o meteorito Santa Filomena, o primeiro adquirido após o incêndio no Museu Nacional, em 2018. A peça de 2,8 kg recebeu este nome em homenagem a cidade de Santa Filomena, em Pernambuco, onde foi encontrado .

Esse pedaço de meteorito é parte de um de 40 kg, que se despedaçou durante a queda. A professora e curadora de meteoritos do Museu Nacional, Maria Elizabeth Zucolotto, dá detalhes do meteorito que caiu. A pesquisa foi conduzida pelo grupo “Meteoríticas” composto só de pesquisadoras mulheres.

O meteorito estava a uma distância de 150 milhões de km da Terra, num espaço sem planetas, que fica entre Marte e Júpiter. E caiu numa velocidade de 54 mil quilômetros por hora. Foi a primeira vez que a queda foi registrada por câmeras de monitoramento do clima. Isso é importante para saber a posição e a hora exata que ele caiu.

Tanto o fato de cair em espaço urbano, como o de ter câmeras que registraram o fenômeno o torna atípico. 

Ainda não existe lei sobre posse dos meteoritos, mas está em tramitação no Congresso Nacional, um projeto de lei que define que 20% de um novo meteorito encontrado deverá ser disponibilizado para uma instituição científica. 

O diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, disse que a previsão de reabertura parcial do espaço será no dia 6 de junho do ano que vem.

[ad_2]

Esta notícia pertence a: Agência Brasil

Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Comments are closed

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta