Conjuminando de mamando a caducando com Barbosires – 27/04/2023
C onjuminando e analisando as posições políticas acertadas da senadora Tereza Cristina (PP/foto acima), o povo está chegando à conclusão de que a líder sul-mato-grossense se revelou nos últimos 20 anos como a titular mais bem avaliada entre todos os gestores que comandaram o Ministério da Agricultura neste período. Por isto, ela está conquistando a passos largos posições no cenário político nacional, sendo eleita vice-presidente nacional de seu partido, o Progressista, coisa de provocar inveja a antigos e tradicionais mandatários de legendas políticas brasileiras.
O crescimento da popularidade da senadora a credencia a qualquer cargo que almeje disputar nas próximas eleições, inclusive ao de governadora do Estado.
N o cenário eleitoral, a situação dos outros representantes de MS no Senado Federal é duvidosa, vez que o senador Nelsinho Trad (PSD/foto acima) saiu chamuscado pelo resultado da última disputa eleitoral em que praticamente toda a família saiu perdendo. O candidato a governador, seu irmão ex-prefeito Marcos Trad (PSD), ficou em sexto lugar entre os seis principais candidatos, o ex-deputado federal Fábio Trad (PSD), também seu irmão não conseguiu a reeleição, e o mais novo da clã Trad, o sobrinho e vereador Otávio, não conseguiu se eleger deputado estadual.
J á que abordei o cenário senatorial, a novel política Soraya Thronicke (União Brasil) não vive em céus de brigadeiro porque se revelou muito “brigadeira”, envolvendo-se briguinhas políticas sem futuro. Em tempo: a senadora Soraya se encontra internada em uma UTI devido a uma infecção e lhe desejamos breve restabelecimento para que volte a brigar na defesa de suas posições políticas.
U ma inflação de candidatos ao Senado, maior que a inflação gerada e mal gerida pelo presidente Lula (PT), está ocorrendo no Estado. Em Mato Grossos do Sul, todos os dias, à boca pequena, surgem nomes importantes almejando o pomposo cargo de senador ou senadora. Dentre outros, são lembrados os nomes do ex-governador e atual deputado estadual Zeca do PT, deputado federal Vander Loubet (PT), ex-vice-governador Murilo Zauith (União Brasil), ex-senador Professor Pedro Chaves (PP), vice-governador Barbosinha (PP) e o do ex-governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB/foto acima). Isto, sem falar nos novatos e aventureiros que se acham preparados para concorrer ao cargo. Em assim sendo, desinflam as chances de Nelsinho Trad e Soraya Thronicke, cujos mandatos expiram em 28 de fevereiro de 2027. A inflação de candidatos a candidato coloca em risco a reeleição dos dois senadores citados. Vamos aguardar pra depois conjuminar.
M uitas novidades surgem também na disputa pela Prefeitura de Campo Grande, até para surpresa de conservadores. Mesmo assim, os saudosistas ainda acreditam e apostam todas as fichas no velho cacique emedebista André Puccinelli (foto à esquerda), ex-prefeito da Capital por oito anos e igual período como governador do Estado. E o MDB, hoje, depende muito do “aceite” de Puccinelli para, na pior das hipóteses, revigorar o partido que vem perdendo gás nas últimas eleições e hoje já se o comparam a uma “bola murcha”. Vamos esperar sem opinar. Em tempo: entre os novatos, mais uma vez surge o nome do presidente da Cassems Ricardo Ayache (foto à direita) que, desde 2014, quando concorreu ao Senado pelo PSB, partido que hoje preside, se tornou o político sem mandato mais cobiçado da história de Mato Grosso do Sul. De lá pra cá, eleição ele só disputou para se reeleger como presidente da Cassems, onde é adorado pelos associados.
I ndiscutivelmente ainda é cedo para se falar em candidaturas, mas quem não se preparar em tempo hábil vai perder a oportunidade de disputar, porque os paraquedistas estão dispostos a se pendurarem até em balões incendiando.
N ova Delegacia da Polícia Federal será construída em Ponta Porã, cidade da fronteira entre o Brasil e o Paraguai, separada de Pedro Juan Caballero apenas pela Avenida Internacional. A moderna e bem equipada delegacia policial federal oferecerá mais segurança e menos risco à população das cidades-irmãs e porque não dizer das pátrias-irmãs. Segundo o delegado da PF em Mato Grosso do Sul, Agnaldo Mendonça Alves (foto acima), “o novo edifício será construído o quanto antes”. O projeto deverá ter início de execução já no mês de maio que se avizinha. O projeto será levantado em três andares com todos os itens exigidos para dar a máxima segurança e conforto aos bravos servidores da PF.
A situação de desavenças ou falta de harmonia entre a senadora Soraya Thronicke e a ex-deputada federal Rose Modesto (ambas do União Brasil) gerou uma desunião muito pouco recomendável no bojo de um partido. Essa crise levou a demanda ao campo do judiciário, expondo feridas intrapartidária que não resulta lucro político a nenhuma das duas. Para os eleitores e, especialmente, os membros do Diretório partidário, o entrevero entre as duas repercutiu muito negativamente.
N um balanço geral sobre a 83ª Expogrande – Exposição Agropecuária e Industrial de Campo Grande –, temos que o evento obteve saldo altamente positivo em todos os aspectos. O Dr. Guilherme Bumlai (foto acima), presidente da Acrissul – Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul -, entidade organizadora da festa, conseguiu reerguer o prestígio da classe agropecuarista junto a todos os segmentos da sociedade. A Expogrande teve pleno e total sucesso na comercialização e nas promoções sociais e culturais em todos os níveis. Parabéns ao Dr. Bumlai e a todos os demais integrantes de sua competente diretoria.
D eus queira que no ano que vem nós possamos ter a felicidade de repetir o sucesso com Dr. Bumlai e equipe, inclusive, fazendo tocar o tradicional Hino da Exposição, reeditando a sua marca regional que por tantos anos foi levada para outros estados como lembrança musical.
O convite do excelentíssimo senhor ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, ao casal Adriana e Lídio Lopes, ela prefeita de Campo Grande, ele deputado estadual, para ingressarem no PL significa que eles têm muito prestígio junto à maior liderança da legenda liberal, instituição política respeitável no cenário nacional. Esta atitude poderá fortalecer a candidatura da prefeita à reeleição.