CONJUMINANDO DE 23 DE JUNHO DE 2021

C onjuminando noticiou há poucos dias que as festanças juninas e julinas em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso, promovidas tradicionalmente na Cidade Verde, Cuiabá, e na Cidade Branca, Corumbá, com destaques folclóricos, teriam sido canceladas para nossa tristeza. Graças a Deus, as comissões de festejos religiosos resolveram liberar com moderações os folguedos, banho dos santos, orações, procissões, comidas típicas etc.

O s atos proibitivos por causa da pandemia estavam levando não somente os festeiros ao desânimo mas também os clubes, entidades sociais e restaurantes que negociavam comidas típicas. Os famosos arraiais, de grande importância para o resgate do nosso folclore, estavam em baixa. Diante das medidas adotadas para contemporizar os dois lados, ou seja, a manutenção dos eventos com os devidos cuidados e moderações, podendo se realizar alguma confraternização, desde que não sejam folias exageradas, resta-nos aplaudir e cumprimentar as partes envolvidas na decisão.

N as entrelinhas, no período das proibições, os devotos de Santo Antônio, São João e São Pedro estavam se preparando apenas para orações, ladainhas e comemorações moderadas e agora com certos cuidados podem comemorar. Viva São João e os demais santos festeiros de junho.

J á um problema que vem gerando certa expectativa é a aproximação dos períodos das estiagens com a falta de água nos rios, barragens e reservatórios que servem para o abastecimento de milhares de comunidades em todo o Brasil. Não é preciso racionar, mas usar a água com responsabilidade em casa é dever de todos. E gera economia já que água que não se desperdiça é água que não vem na conta de cada mês.

U ma outra coisa grave que tira o sossego é a expectativa iminente das queimadas provocadas com desmatamento e até o destocamento sem projetos ou cuidados necessários para evitar incêndios provocados pela combustão da temperatura ou causados por incendiários criminosos, os famosos piromaníacos.

M uitos fazendeiros estão se preparando para evitar transtornos e por parte dos governos os bombeiros, polícias florestais, Exército e outras guarnições estão de sobreaviso. Você leitor, se tiver como, procure ajudar evitando queimadas nas redondezas da sua casa.

I ndiscutivelmente as rodovias oficiais e estradas vicinais na época das chuvas precisam de melhorias com apoio de infraestrutura. Foi baseado nestes fatos que o deputado Evander Vendramini (PP) solicitou ao Governo do Estado a execução de obras de drenagem na rodovia que demanda ao Forte de Coimbra, no município de Corumbá. Na outra ponta, a deputada Mara Caseiro (PSDB) pediu a construção de ciclovias entre Corguinho e Rochedo, obras que facilitarão o acesso dos trabalhadores aos frigoríficos da região, bem como a população em geral.

N ós estamos veiculando a coluna desta quarta-feira, 23, com um pouquinho de antecedência, pois, o nosso colega Jornalista Jota Menon que é o responsável pela postagem no site será internado nesta quarta-feira para cirurgia que se realizará na quinta-feira, 24, pela manhã. Ao nosso companheiro de luta desejamos sucesso na intervenção médica e que ele retorne o mais rápido possível às lides que tanto ama!

A capital de Mato Grosso perdeu nesta semana um dos seus ilustres filhos, dos meios culturais e de comunicação. Eden Praieiro era contador, professor da UNIC e ex-diretor do Jornal Diário de Cuiabá. Pessoa de excelente relacionamento em todos os segmentos como cidadão e membro graduado na Maçonaria. Eden deixa a viúva e dois filhos. Era é filho do jornalista Adelino Praeiro, a quem enviamos as nossas mais sinceras condolências, extensivas a toda sua família.

N o estado de Goiás a população está vivendo momento de pânico, terror e medo, enquanto centenas de policiais estão no encalço do Lázaro Barbosa que há poucos dias assassinou quatro pessoas de uma só família. A verdadeira caçada humana é um fato que está repercutindo em todo Brasil. Os estados vizinhos estão em alerta. Esperamos que ele se entregue ou seja preso o mais rápido possível para tranquilizar a todos que o temem.

D eus queira que não seja preciso o confronto entre ele e os policiais para não surgirem mais mortes.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) fez bem em criar a patrulha da força tarefa para punir festeiros clandestinos que estão transgredindo a lei de combate ao Covid-19. Una-se a esta ideia e denuncie no anonimato os anarquistas e bandoleiros.

 

 

 

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta