Novo presidente da Federação de Futebol de MS será escolhido no dia 1º de novembro

Foto: Paulo Francis/CG News

 

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) realizou assembleia geral extraordinária com clubes e filiados, onde destituiu o presidente afastado Francisco Cezário de Oliveira, de 78 anos. Após a votação, os membros da federação presentes marcaram a eleição para o cargo de vacância para o dia 1º de novembro.

A posse do novo mandatário ao cargo será realizada no dia 25 de novembro, quando termina o período de interinidade de Estevão Petrallás, que está no comando do futebol sul-mato-grossense desde o dia 27 de maio. O candidato eleito terá que conseguir maioria simples e o mandato vai até 2027.

Segundo o estatuto da Federação, a condição para se candidatar ao cargo de presidente tem como principal critério a comprovada experiência prévia como presidente de um clube profissional no futebol sul-mato-grossense por ao menos três anos. Confira os outros critérios na íntegra no artigo 13:

Conforme o texto, “Somente serão elegíveis para os cargos eletivos que compõem os poderes da Federação indivíduos sem condenação por crime doloso em sentença definitiva, que não sejam inadimplentes nas prestações de contas de recursos públicos em decisão administrativa definitiva, que não sejam inadimplentes nas prestações de contas desta Federação, que não estejam afastados ou impedidos de ocupar cargos eletivos ou de confiança de entidade desportiva, e que tenham reputação ilibada e reconhecida capacidade para o exercício cujo respectivo cargo exigir”, cita.

O advogado da FFMS, Rafael Meirelles foi o responsável pelo anúncio realizado através da reunião que culminou na destituição de Francisco Cezário de Oliveira. Meirelles esclareceu que durante o período eleitoral, quem tiver com cargo deverá pedir afastamento.

De acordo com Meirelles, “Vamos seguir o mesmo exemplo de cargos do Executivo como prefeitos, governadores e presidentes, em que o candidato precisa se afastar. Porém, não será necessária a renúncia antes da disputa”, afirmou.

O atual presidente Estevão Petrallás não falou com a imprensa.

O ex-presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, Franciso Cezário de Olveira, de 78 anos, foi destituído do cargo após 28 anos, após ser alvo da Operação Cartão Vermelho no dia 21 de maio, acusado de liderar um esquema que desviou pelo menos R$ 6 milhões através de recursos públicos firmados em convênios e outros repasses. Por duas vezes, o “dono da bola” de Mato Grosso do Sul foi parar na cadeia. Ele foi liberado, mas é monitorado por tornozeleira eletrônica.

Cezário voltou à prisão pela segunda vez quando o Gaeco apontou interferência na entidade e na escolha de seu sucessor. Investigações apontaram para uma “federação paralela” montada na casa do ex-presidente da FFMS.

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta