Ações sociais aproximam usuários dos serviços oferecidos pelos Cras e fortalecem a Assistência Social
Assessoria
Aproximar os serviços dos 21 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) das comunidades que residem distantes das unidades é o objetivo das equipes técnicas das unidades, que participam todo mês, de de diversas ações sociais que são realizadas nas sete regiões da cidade, organizadas por lideranças de bairro e entidades
De acordo com a gerente do Cadastro Único, Viviane Brandão, os profissionais dos Cras levam atendimentos de orientação e encaminhamentos diversos, atualização e/ou inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais que dão acesso a Programas como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.
No mês passado, por exemplo, 125 famílias foram atendidas em ações realizadas em diversos bairros e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer os serviços oferecidos pelas unidades. Uma das primeiras ações do mês aconteceu nesta sexta-feira (04), no campo de futebol do Jardim Tarumã e foi organizada pelas lideranças locais.
Quem marcou presença na atividade, foi a equipe do Cras Vila Gaúcha, que levou entrevistadores do Cadastro Único para esclarecer dúvidas, realizar atualizações cadastrais e divulgar as ações e serviços da unidade, como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
A equipe também estará na ação que vai ocorrer dia 11, no Portal Caiobá II e terá como foco os mesmos serviços. Na ocasião, outras entidades e órgãos públicos estarão presentes levando serviços desde a oferta de vagas de trabalho até serviços das concessionárias de energia e água da Capital.
De acordo com a coordenadora do Cras Vila Gaúcha, Léia Guimarães, as mudanças e a nova documentação exigida pelo Programa Bolsa Família estão entre as principais dúvidas dos usuários. “Quando participamos dessas atividades, a expectativa é sempre atender um grande número de famílias porque são pessoas que precisam desses serviços, mas não conseguem ir até a unidade devido à distância”, ressaltou.
Já na próxima segunda-feira (07), das 8 horas ao meio-dia, os técnicos estarão na Praça Ari Coelho participando do lançamento do “DIA D” municipal contra a Dengue, entregando folders informativos e divulgando o trabalho da Proteção Social Básica realizado pelo Cras.
Também com agenda de participação em ação social está a equipe multiprofissional do Cras Canguru, que no dia 19 estará no Bairro Paulo Coelho Machado, atendendo, inclusive, a comunidade da Homex, com inscrições do Cadastro único, solicitação de carteirinhas sociais e demais serviços oferecidas na unidade. “Lembramos apenas que é importante levar documentos originais de toda família, principalmente CPF, comprovante de residência e documento com foto do responsável do núcleo familiar”, explicou a gerente do CadÚnico, Viviane Brandão.
A gerente também frisou que está finalizando as estratégias de ações que serão realizadas nas comunidades indígenas e quilombolas. As ações são realizadas aos sábados e têm como foco o cadastramento de famílias, uma vez que o Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome considera os indígenas como um grupo populacional tradicional e específico (GPTE), ou seja, são identificados pelas características socioculturais, econômicas ou conjunturais particulares e demandam estratégias diferenciadas de cadastramento no CadÚnico.
As ações pontuais realizadas pelas equipes do Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social (SAS) do município já totalizam mais de 300 atendimentos em comunidades indígenas desde o início do ano.
Confira os locais das próximas ações sociais:
Cras Vila Gaúcha
Dia 11/08, das 13h às 17h no Bairro Caiobá II – Rua Astúrio Luiz Braga, 289, Centro Comunitário Caiobá II;
Cras Canguru
Dia 19/08, das 8h às 13h – no Bairro Paulo Coelho Machado – Rua Perciliana Barbosa Ferreira, 540 (E.M. Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista)
Mais informações pelo telefone (67) 3314-4482, ramal 6037 ou 6038