Quem são os alvos da PF por fraude em cartão de vacina de Bolsonaro
A PF deflagrou, nesta quinta (4/7), a segunda fase da Operação que investiga a suposta fraude nos cartões de vacina da família Bolsonaro
Na manhã desta quinta-feira (4/7), a Polícia Federal (PF) deflagrou a segunda fase da Operação Venire, que investiga a suposta fraude nos cartões de vacinação da família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ocorrida em 2022.
Entre os alvos da operação estão Washington Reis (MDB), secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro e ex-prefeito de Duque de Caxias, e a médica Célia Serrano da Silva, recém-nomeada secretária municipal de Saúde de Duque de Caxias.
Quem é Washington Reis
Washington Reis é uma figura política de destaque no estado do Rio de Janeiro, com a carreira marcada por várias posições em cargos públicos ao longo dos anos.
Washington iniciou a trajetória política em 1992 como vereador de Duque de Caxias pelo PSB. Em 1994, foi eleito deputado estadual pelo PSC, sendo reeleito em 1998 e 2002. Em 2004, tornou-se prefeito de Duque de Caxias pelo PMDB, cargo que ocupou até 2008.
Após perder a reeleição, foi subsecretário estadual de Obras Metropolitanas do Rio de Janeiro em 2009. Em 2010, elegeu-se deputado federal, sendo reeleito em 2014. Em 2015, como membro do Conselho de Ética, votou contra a cassação do mandato do deputado Eduardo Cunha.
Renunciou ao cargo de deputado federal em 2017 ao ser eleito novamente prefeito de Duque de Caxias. Em 2022, deixou a prefeitura para se candidatar ao Senado, mas acabou concorrendo a vice-governador na chapa de Cláudio Castro, candidatura indeferida pelo TRE-RJ devido a uma condenação por crime ambiental.
Após a reeleição de Cláudio Castro no governo do Rio, Washington Reis foi nomeado secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, assumindo o cargo em 2 de janeiro de 2023. Desde então, tem sido uma figura central nas políticas de transporte e mobilidade no estado do Rio de Janeiro.
Quem é Célia Serrano da Silva
A médica Célia Serrano da Silva, recentemente nomeada secretária municipal de Saúde de Duque de Caxias, também está entre os investigados.
Formada em medicina pela Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA), Célia tem MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pós-graduação em dermatologia pelo Hospital Federal da Lagoa (RJ).
Antes de assumir a secretaria, em 24 de março de 2023, ela desempenhou várias funções na Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, incluindo a responsabilidade técnica pelo Programa de Imunização do município, a direção-geral do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC) e a Subsecretaria de Vigilância em Saúde.
Mandados de busca e apreensão
Os mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), estão sendo cumpridos em vários locais associados aos alvos da operação.
Fonte: Metrópoles