Após anunciar homenagens que deram dor de cabeça ao ex-governador, Zeca do PT finalmente se encontrou com Temer. (Foto: Luciana Nassar/Agência Alems)
O ex-presidente Michel Temer (MDB) esteve na Assembleia Legislativa na manhã de ontem, 22. No parlamento, ele recebeu homenagens e esteve ao lado da ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), que chefiou caravana do governo federal que anunciou a licitação de investimento de R$ 300 milhões para construção da parte brasileira da Rota Bioceânica.
“Em outubro, vamos iniciar a licitação de mais de 300 milhões de reais para construção da rodovia {BR-267} pelo lado do Brasil aqui em Mato Grosso do Sul em Porto Murtinho. Iniciaremos no ano que vem a alça que faltava para transformar esse sonho em realidade”, garantiu a ministra do governo Lula (PT), durante solenidade.
Simone também declarou que a Rota Bioceânica poderá servir de modelo para outros três corredores de integração com países sul-americanos, que estão sendo planejados pelo Governo Federal.
“Primeiro, na comprovação de que é possível integrar o Brasil, olhando não só pelo Atlântico, que é muito mais distante para nós chegarmos nos países consumidores dos nossos produtos. Segundo, porque essa é uma rota de excelência, pois foi planejada de forma integrada. Todos os envolvidos – Chile, Argentina, Paraguai e Mato Grosso do Sul, no caso, o Brasil – sentaram-se à mesa, dividiram tarefas”, afirmou Tebet.
O evento na Assembleia Legislativa reuniu três ex-governadores do Estado – Zeca do PT, André Puccinelli (MDB) e Reinaldo Azambuja (PSDB) -, o atual chefe do Parque dos Poderes, Eduardo Riedel (PSDB), o ex-presidente Michel Temer e o ex-presidente do Paraguai Mario Abdo Benitez.
A solenidade marcou a instalação da Frente Parlamentar, coordenada por Zeca do PT, que acompanhará os impactos decorrentes da implantação da Rota Bioceânica.
“A Rota é importantíssima para a competitividade de Mato Grosso do Sul, do Brasil, do Paraguai, e toda a nossa região. É a integração como mecanismo de desenvolvimento econômico. Mas é também um caminho para superação da pobreza, do atraso dessa região”, discursou Zeca.
Solenidade marcou a instalação da Frente Parlamentar da Rota Bioceânica. (Foto: Luciana Nassar/Agência Alems)
Com expectativa de proporcionar significativo crescimento econômico e turístico, a Rota Bioceânica ligará o Brasil – começando em Mato Grosso do Sul – ao Oceano Pacífico, passando pelo Paraguai, Argentina e Chile.
“A Rota já tem atraído muitas missões que vem do Paraguai, Argentina e Chile para cá e nós que vamos a estes países. A província de Taparacá, no Chile, abriu um escritório comercial aqui em Campo Grande. Recebemos uma missão da Filadélfia em Mato Grosso do Sul, buscando o mercado de lácteos. As empresas logísticas começam a se movimentar, Porto Murtinho passa por uma transformação de investimento. E nem começou, nós estamos com a expectativa da Rota, do ponto de vista de ir e vir de diversos produtos de diferentes cadeias produtivas, do turismo, da integração nacional. Então parabenizo a iniciativa da Assembleia”, declarou Eduardo Riedel.
Homenagens a Michel Temer
Ao fim do evento, o ex-presidente Michel Temer recebeu as homenagens propostas pela Frente Parlamentar e pela Assembleia Legislativa. Em agosto, quando anunciou as honrarias ao ex-presidente que é acusado pelo PT de ter atuada pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), Zeca do PT foi bombardeado por lideranças petistas e culminou com a retirada de forma “definitiva e irredutível” de sua pré-candidatura a prefeito de Campo Grande.
Michel Temer foi homenageado com o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense, por meio de resolução de autoria do deputado Marcio Fernandes (MDB). Ele recebeu, ainda, o Diploma de Ilustre Visitante, honraria que também foi concedida a Mario Benitez.
A Alems também concedeu Moções de Congratulações “em reconhecimento pela ousadia de decisão de articular e viabilizar a implantação do Corredor Rodoviário para o Oceano Pacífico” ao ex-ministro Carlos Marun, a João Carlos Parkinson e, in memorian, a Heitor Miranda dos Santos, prefeito de Porto Murtinho em duas oportunidades, e a Osório Miranda dos Santos, que foi vereador do mesmo município por cinco mandatos.
Em coletiva de imprensa após o evento, Temer elogiou a campanha eleitoral de Simone Tebet, que concorreu no ano passado para a presidência da República, e a decisão da emedebista de apoiar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno.
“A nossa Simone Tebet, que é daqui de Mato Grosso do Sul, fez uma belíssima campanha e, depois, optou por apoiar a campanha do atual presidente Lula. Ela exerce sua função relevantíssima no Governo Federal e tem todas as condições para disputar qualquer espécie de cargo eletivo. Eu não tenho a menor dúvida disso”, disse o ex-presidente.