Lula conversa com Putin, recusa ida à Rússia e reitera planos do ‘clube da paz’
O petista disse que dialogou por telefone com o russo e explicou que, neste momento, não pode ir ao país, mas reiterou a disposição de seu governo de mediar a busca pela paz na Guerra da Ucrânia —plano que também colocaria Índia, Indonésia e China na mesa de negociação.
“Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia. Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo e respondi que não posso ir a Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição”, relatou Lula no Twitter.
O petista também conversou com o líder do regime chinês, Xi Jinping, nesta quinta-feira (25). Também por rede social, Lula informou que falou com Xi sobre o conflito no Leste Europeu e sobre a participação dos países na cúpula do Brics —bloco que dividem com Rússia, Índia e África do Sul— em agosto.
A conversa com Putin ocorre em um momento em que Lula vive uma situação sensível em relação à diplomacia sobre a Guerra da Ucrânia.
Na última semana, o petista esteve na cúpula do G7, em Hiroshima, e discutiu o tema com com os líderes da França e do Japão, mas não se encontrou com o presidente do país invadido, Volodimir Zelenski.
Lula e Zelenski tinham um encontro marcado, mas que acabou não ocorrendo. A comitiva brasileira havia informado que, a convite do ucraniano, concordou com uma solicitação de encontro entre os dois líderes e ofereceu mais de um horário para a reunião.
Horas depois, foi informado que o encontro não ocorreria mais. Questionado durante entrevista com a imprensa se estava frustrado por não ter enfim conversado com o homólogo brasileiro, Zelenski minimizou: “Acho que ele [Lula] ficou desapontado”.
Depois, Lula disse a jornalistas não estar propriamente decepcionado, e sim “chateado” com a ausência da reunião. “Gostaria de encontrar com ele e discutir o assunto”, disse, em referência à sua proposta de mediação de paz da guerra entre Moscou e Kiev.
A comitiva brasileira teria oferecido ao menos três horários para um possível encontro, segundo apurou a Folha.