Inmet alerta para baixa umidade em todas as regiões do país
Segundo o órgão, umidade deve variar entre 20% e 30% em todas as regiões do país.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de perigo nesta segunda-feira (22/7), em razão da baixa umidade em localidades de todas as regiões do país. O período de maior risco vai das 11 às 19 horas.
A expectativa é de que a umidade do ar varie entre 20% e 30%, aumentando os riscos de incêndios florestais. Segundo o instituto, as áreas mais afetadas serão toda a região Centro-Oeste; o estado do Tocantins, além do Norte e Sudeste Paraenses, na região Norte; o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba, a Central Mineira, na região Sudeste; a Zona da Mata e os Sertões Cearenses, no Nordeste. O norte da região Sul também será afetado.
Entre as cidades de São Paulo mais afetadas estão Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto, Araçatuba, entre outras.
Riscos para a saúde
O Inmet chama atenção para os riscos da baixa umidade para a saúde das pessoas, como o aumento da incidência de doenças respiratórias, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de ressecamento da pele.
Diante desse cenário, é sugerido que se evite atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. O Inmet sugere também que as pessoas bebam bastante água; que usem hidratante para a pele; e que umidifiquem o ambiente.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: Metrópoles