YouTube é mais assistido que Globo e TVs abertas, diz pesquisa
Uma pesquisa da Kantar Ibope mostrou que YouTube ultrapassou, em questão de audiência, a TV Globo e outras TVs abertas
Pela primeira vez, o YouTube ultrapassou a Globo e as outras quatro grandes emissoras da TV aberta quando o assunto é audiência. A pesquisa foi feita pela Kantar Ibope, de forma própria para análise de mercado, e apresentada pelo Google em um evento voltado ao mercado publicitário na última quarta-feira (9/10). As informações são da Folha de S. Paulo.
O estudo mostrou que a plataforma é a preferida entre os brasileiros com 18 anos ou mais e contabilizou todas as telas (TVs conectadas, desktop, celulares e outras plataformas de acesso). A pesquisa mostrou que 75 milhões de pessoas assistem ao YouTube por televisores com internet, por exemplo. Somadas, as emissoras alcançaram o número de 73 milhões.
O Metrópoles conta com um canal bastante popular, com quase 3 milhões de inscritos, com vídeos sobre as informações de interesse público do Brasil e do mundo.
Os números estão, em grande parte, ligados à reprodução de músicas e a grandes eventos esportivos, como Eurocopa e as Olimpíadas de Paris, transmitidas pela CazéTV, e à popularidade de programas que utilizam o YouTube como plataforma exclusiva de transmissão, a exemplo do De Frente com Blogueirinha.
Brasileirão no YouTube
Visando ainda mais esses números, o YouTube confirmou um negócio feito com a Liga Forte União e vai transmitir 38 jogos do Campeonato Brasileiro entre 2025 e 2027. A responsável por mostrar as partidas será a CazéTV. Em entrevista a Gabriel Vaquer, do F5, Patricia Muratori, diretora do YouTube para a América Latina, explicou a compra do certame.
Por fim, a diretora do YouTube afirmou que a missão do Youtube é justamente democratizar o conteúdo. “Eu vejo imagens das pessoas carregando a TV da sala para a varanda, para verem o YouTube enquanto comem o churrasco, ou fazem alguma coisa fora de suas casas. É uma revolução, e queremos que o mercado entenda cada vez mais isso”, declarou.
Fonte: Metrópoles