Sucesso em plataformas de streaming as novelas coreanas conhecida são como K-dramas
Alguns dos k-dramas conhecidos são Pousando no Amor, da Netflix, e Barganha, da Paramount+? Invadiram as plataformas de streaming e hoje estão entre as produções mais assistidas. O gênero se tornou uma febre no Brasil e… no mundo.
Os k-dramas passaram de uma produção “escondida” dos streamings para uma das escolhas preferidas dos assinantes. Prova disso é que, de acordo com um estudo da Netflix, a visualização do gênero, entre 2019 e 2022, teve um aumento de seis vezes globalmente.
No primeiro semestre de 2023, nos streamings, cerca de 16 séries alcançaram o TOP10 das produções mais assistidas do Brasil. A Lição, Sorriso Real e Com Carinho Kitty lideraram o ranking. Quando falamos da Paramount+, Barganha é a queridinha do serviço e está no topo da lista.
Mas os k-dramas não estão sozinhos no mundo: fazem parte da Hallyu ou “onda corenana”. A Coreia do Sul, em um movimento iniciado ainda nos anos 90, deu início a um processo de dissiminação de produções culturais. Neste contexto, além das séries televisivas, filmes e o k-pop se espalharam pelo mundo.
Em entrevista ao Metrópoles, as especialista em conteúdos sobre k-drama, Carol Pardini e Manu Gerino mantêm perfis sobre o gênero audiovisual na internet. As influenciadoras explicaram porque esse tipo de produção faz tanto sucesso no Brasil.
Segundo as influenciadoras, “As histórias apresentadas nos k-dramas muitas vezes são cativantes e envolventes, com temas universais de amor, amizade, família e superação que ressoam com o público brasileiro”, disse Pardini. Gerino vai na mesma linha da colega e ainda citou as semelhanças entre as culturas.
Ainda conforme as influenciadoras, “Primeiro, claro, as histórias que são superemocionantes, interessantes, apresentam uma cultura diferente – o que desperta curiosidade –, mas não tão diferente assim. Essas aproximações acaba sendo uma surpresa e faz a gente se identificar. Muita gente acha que os coreanos são totalmente diferentes de nós, em alguns pontos isso é real, mas em outros aspectos somos bem parecidos”, pontuou.
Já no Brasil, as novelas, sejam na TV aberta ou por assinatura, são carros-chefe de muitas emissoras. Para as “especialistas” em k-dramas, existem pontos de contato entre o famoso gênero brasileiro e aquele produzido na Coréia. Por exemplo, temas relacionados aos dramas humanos, relacionamentos, algo muito marcante, vida cotidiana, família e amizade.
Manu Gerino pontuou ainda que, “O povo coreano é um povo muito trabalhador, assim como o povo brasileiro. Principalmente coreanos e brasileiros que não são ricos. O dia a dia do trabalho está presente em muitas obras dos dois países”, avalia.