Sobre o que é o filme Ainda Estou Aqui, indicado pelo Brasil ao Oscar

Filme baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva contará a história de Eunice Paiva, após prisão, tortura e morte do marido

O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, e protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, foi o filme brasileiro escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para disputar uma vaga no Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (23/9).

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui retrata a trajetória da família Paiva: Rubens, o pai, Eunice, a mãe, e seus cinco filhos.

Segundo a sinope do livro, Eunice Paiva foi uma mulher de muitas vidas. Casada com o deputado Rubens Paiva, esteve ao seu lado quando foi cassado e exilado, em 1964. Mãe de cinco filhos, passou a criá-los sozinha quando, em 1971, o marido foi preso por agentes da ditadura, torturado e morto. Em meio à dor, ela se reinventou. Voltou a estudar, tornou-se advogada, defensora dos direitos indígenas e nunca chorou na frente das câmeras.

Ao falar de Eunice, e de sua última luta, desta vez contra o Alzheimer, Marcelo Rubens Paiva fala também da memória, da infância e do filho. E mergulha num momento obscuro da história recente brasileira para contar ― e tentar entender ― o que de fato ocorreu com Rubens Paiva, seu pai, naquele janeiro de 1971.

Em 17 de dezembro, a academia norte-americana vai divulgar uma lista com a pré-seleção. Já as indicações oficiais serão reveladas na sexta-feira, 17 de janeiro.

Fonte: Metrópoles

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta