Nos últimos seis anos, Globo admite ter perdido 24% de audiência
O dado foi apresentado durante um evento do Grupo Globo e engloba o alcance da TV aberta com Globoplay, canais pagos e sites da emissora.
Durante o Upfront Globo 2024, realizado na última quinta-feira (19), Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade da própria empresa, foi quem apresentou os dados admitindo a perda de alcance da Rede Globo. Em 2017, a Globo lançou uma campanha afirmando que conversava com 100 milhões de brasileiros por dia: “100 milhões de uns”, dizia a logo. Agora, seis anos depois, esse número caiu para 76 milhões de “uns”, o que representa uma queda significativa de 24% da audiência.
Os dados apresentados se referem à soma da audiência de todos os braços do Grupo Globo, com o serviço de streaming Globoplay, os canais pagos e os sites da emissora. Se mensurado apenas a grade da TV aberta, o número cai, ainda mais, para 70 milhões. O alcance é a soma do número de pessoas que sintonizam a programação durante pelo menos um minuto durante o período analisado.
Segundo a Globo, a queda de 24 milhões de telespectadores/usuários, é consequência da concorrência com o streaming, os novos canais, as redes sociais e os sites. Esse embate é impulsionado pelo aumento das TVs conectadas à web, hoje presentes em pelo menos 60% dos lares brasileiros.
Ainda durante o evento Upfront 2024, a Globo também revelou um dado importante: 84% dos jovens que assistiam as novelas na transmissão aberta migraram para os serviços de streaming.