Na novela das seis, Amor Perfeito: Gaspar passa a perna na própria mãe e Cândida se revolta
Primeira-dama de São Jacinto perceberá que filho é tal qual o pai.
Poucos personagens fazem tanto pouco caso sobre o progresso do município de São Jacinto quanto Anselmo (Paulo Betti) e Gaspar (Thiago Lacerda). Pai e filho vêm a ser, respectivamente, prefeito e secretário do Turismo da cidade. Porém, após Cândida (Zezé Polessa) começar a trabalhar na Prefeitura, ela superou o marido e o filho e se tornou a pessoa na família com jeito para política. Mas, ela não terá seu trabalho reconhecido.
Pai e filho tratam com descaso a estação de trem da cidade. Cândida que lutou atrás de verba, autorização e contatos para concluir as obras, paralisadas há tempos. Na festa de aniversário da cidade, durante a presença da família no palco, o secretário vai pegar o microfone para fazer um pronunciamento.
Gaspar declara: “É com muita satisfação que eu venho tocando a Secretaria de Turismo para o benefício da nossa cidade! Depois de uma longa reunião com o governador do estado, Benedito Valadares, ele aprovou o meu projeto de trazer a estrada de ferro até a nossa cidade!”, pronuncia.
Haverá uma “salva de palmas” e os moradores ficarão alegres. Cândida emocionada, observará da plateia o discurso do filho, esperando o momento em que ele a chamará no microfone para agradecer aos esforços dela.
Complementando o discurso, Gaspar continuará com a seguinte fala: “Mas nada disso seria possível se não fosse a ajuda de uma pessoa muito especial, que me inspira, me aconselha e me dá todo o suporte para essa carreira dedicada ao bem público”.
Em seguida complementa:
“Uma pessoa que é um exemplo de ser humano: o meu pai, o prefeito Anselmo Evaristo!”, discursa Gaspar.
Cândida ao ver pai e filho se abraçando e recebendo os aplausos por uma conquista que não moveram nem um dedo vai desmoronar.
Em seu discurso de agradecimento, Anselmo declara, “Obrigado, filho, tenho muito orgulho de você! […] Em breve, também vou passar a prefeitura para o meu filho, Gaspar Evaristo! Vou indicar o Gaspar para ser meu sucessor no comando dessa cidade querida!”.
A matriarca da família vai embora imediatamente sem acreditar no que presenciou. Cândida chegará em casa aos prantos, contando ao caçula, Luís (Paulo Mendes), sobre a traição que o pai e o irmão dele fizeram com ela.