Mães narcisistas das novelas: confira quem são elas
Irene, Zoé e Carminha são exemplos de matriarcas que se sentem superiores e melhores que seus filhos
Por gshow
Basta um olhar mais atento às novelas para perceber que elas estão cheias de mães narcisistas. São matriarcas que têm uma opinião muito elevada sobre si mesmas, acreditando serem superiores aos demais, e exigem dos outros, principalmente dos filhos, uma admiração sem limites.
Normalmente, elas não têm empatia, não conseguindo se colocar no lugar do outro, precisam ser o centro das atenções, têm preferência por um filho específico, se pautam nas comparações enaltecendo uns e diminuindo outros.
Diante de todas essas características muitas personagens vêm à cabeça, né mesmo? Então, confira as mães narcisistas da ficção.
Irene
Irene (Gloria Pires), de Terra e Paixão, tem características claras de uma mãe narcisista. A predileção que ela tinha por Daniel (Johnny Massaro) e a forma como manipula e subestima Petra (Débora Ozório) já denotam que é uma mãe tóxica.
Zoé
Em Todas as Flores, Zoé (Regina Casé) é outro exemplo de uma mãe narcisista que intoxica qualquer ambiente familiar. Abandonou uma filha cega e fez a outra entrar para o mundo do crime, tudo para trazer benefícios próprios.
Isaura
Em Mulheres de Areia, a representante do bloco das mães narcisistas é Isaura (Laura Cardoso), que nunca se preocupou em disfarçar a preferência pela filha Raquel (Gloria Pires), mesmo causando todo sofrimento na gêmea Ruth (Gloria Pires).
Branca Letícia
Branca Letícia (Susana Vieira), de Por Amor, é uma das mães narcisistas mais emblemáticas das novelas. A matriarca queria se dar bem, manter a pose, independentemente de isso fazer mal aos filhos. Ela também deixava clara a preferência por Marcelo (Fabio Assunção) e o desprezo por Milena (Carolina Ferraz) e Leo (Murilo Benício).
Carminha
Outra mãe narcisista é Carminha (Adriana Esteves), de Avenida Brasil. Agatha (Karol Lannes) cortou um dobrado ao lado da matriarca que só a diminuía.