Helena Ignez adapta Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, em SP
Helena Ignez traz debates de Vestido de Noiva para sociedade pautada pelas redes sociais e pela tecnologia
Tensão familiar, drama e desejo, elementos típicos da obra de Nelson Rodrigues, são marca de Vestido de Noiva – segunda peça do autor que ganha releitura, em 2024, pelas mão de Helena Ignez. O espetáculo estreia, nesta sexta-feira (25/10), no Sesc Consolação, em São Paulo.
Atriz e cineasta, Helena Ignez, aos 82 anos, decidiu revisitar a obra de Nelson Rodrigues. No trabalho, a diretora revisita os temas da obra – amor, culpa, desejo e traição – com um olhar contemporâneo, de uma sociedade imersa em revoluções sociais causadas pela tecnologia.
No enredo, Alaíde (Djin Sganzerla) desvenda ao público espectador a história trágica de seu amor infeliz pelo marido Pedro (Jiddu Pinheiro), na qual tem como rival a irmã, Lúcia (Simone Spoladore). À narrativa misturam-se flashes urbanos de ruas e de trânsito, de uma sala de cirurgia, de uma redação de jornal. E ainda se entrelaça com a história de Madame Clessy (Lucélia Santos), vítima de feminicídio, no início do século 20.
“Ao somarmos o talento de Helena Ignez – e não apenas o talento, mas toda a sua existência simbólica – ao de Nelson Rodrigues, teremos uma amálgama de beleza, arte, cultura e sabedoria”, avalia Lucélia Santos.
Conhecida pela ousadia artística e pela contestação social, Helena Ignez conheceu Nelson Rodrigues e entende que Vestido de Noiva pode ser uma ferramenta para entender os desafios atuais.
“Nelson é um gênio, a gente sabe disso, e quando entra em contato íntimo com seus textos, isso é reafirmado a cada momento, ao ponto de não querer perder nada, nem a rubrica”, afirma Helena Ignez.
É através do personagem de Madame Clessy, vítima de feminicídio, que a direção quer dar o recado, do ponto de vista social. Helena orquestra uma encenação que respeita cada detalhe da obra original, sem perder de vista a modernidade e a urgência das questões abordadas.
Vestido de Noiva fica em cartaz até 8 de dezembro.
Vestido de Noiva
De 25/10 a 8/12, no Sesc Consolação, em São Paulo. Sextas e sábados, às 20h. Domingos e feriados, às 18h. Não haverá sessão nos dias 27/10 e 20. Não recomendado para menores de 16 anos. Ingressos a partir de R$ 35 (meia-entrada). À venda on-line.
Fonte: Metrópoles