Crise dos 30 ou Retorno de Saturno? Entenda a fase de Jão, Anitta e outros famosos
Saiba o que acontece durante esse trânsito astrológico e como lidar com as mudanças
Por Personare
Nesta sexta-feira (3), o cantor Jão completa 29 anos — ou seja, está chegando à famosa Crise dos 30, ou ao seu Retorno de Saturno. Além dele, Anitta fez 30 anos em março deste ano; Flay e Pocah acabaram de fazer 29 anos em outubro, e Harry Styles também completou 29 lá em janeiro. Mas, afinal, o que isso quer dizer?
A expressão “Crise dos 30 anos” surgiu, porque, normalmente, é quando uma pessoa se dá conta de que não é mais tão jovem e já se sente mais madura. Como diria Sandy, “Sou jovem pra ser velha / E velha pra ser jovem”.
Para a Astrologia, essa fase é chamada de Retorno de Saturno, mas por quê? O que isso significa? É o que a gente explica a seguir!
O que é o Retorno de Saturno?
Todos os planetas têm o seu “Retorno”, que é o momento em que eles voltam para o lugar onde estavam quando nascemos (como está no nosso Mapa Astral).
A volta do Sol, por exemplo, demora um ano e simboliza o nosso aniversário. Esse marco é chamado de Revolução Solar e a sua análise revela as previsões de cada pessoa de um aniver até o outro.
No caso de Saturno, isso acontece a cada 29 anos, aproximadamente. Também existe o Retorno de Júpiter, que leva de 11 a 12 anos, e o de Urano, que demora 84 anos.
O que acontece no Retorno de Saturno?
Astrologicamente, Saturno simboliza o limite e as estruturas. Por isso, quando ele completa sua primeira volta, por volta dos 29 ou 30 anos, dependendo de onde o planeta está no seu Mapa de nascimento, simboliza que chegamos a uma certa maturidade.
“É nesse ciclo astrológico que aprendemos a diferença entre o que é viável e o que não é. Astrologicamente falando, é quando nos tornamos efetivamente adultos”, explica o astrólogo Alexey Dodsworth.
Ou seja, Jão, Anitta, Harry e etc. estão vivendo um momento astrológico em que podem descobrir novos limites, filtrar mais seus relacionamentos e amigos, e desapegar do que não faz mais sentido para eles.
Retorno de Saturno é ruim?
Não existe isso de trânsito astrológico “bom” ou “ruim”. Cada momento é importante e depende muito da forma com que cada um encara e a partir das suas próprias vivências.
“A vida não acaba aos 29 anos. Na verdade, sob uma perspectiva saturnina, é aí que a vida realmente começa”, afirma Alexey.
Além disso, espera-se que muitos de nós vivamos dois ou mais Retornos de Saturno. Afinal, isso acontece a cada 29 anos.
A Xuxa, por exemplo, viveu seu segundo Retorno de Saturno em março deste ano, ao completar 60 anos.
Na segunda volta do planeta, vivemos outro tipo de amadurecimento, que se relaciona com o cuidado da saúde e do corpo, além de se libertar de padrões e focar mais no emocional.
Então por que falam em Crise dos 30?
No primeiro Retorno de Saturno, costuma-se falar em “crise do 30”. Segundo Alexey, isso acontece porque, para muitas pessoas, faltou estrutura, sobretudo familiar, ao longo da vida, o que transparece ao chegar perto dos 30 anos.
“É, sim, possível que você vivencie uma crise interior no seu Retorno de Saturno. Entretanto, note que vivenciar esta crise pode ser a forma de resolver as carências que você acumulou ao longo da existência”, explica o astrólogo.
É claro que, por ser uma fase de amadurecimento e mudanças, pode ser tensa. No Retorno de Saturno, especialmente, descobrimos que não somos mais crianças e que algumas sérias responsabilidades precisam ser assumidas.
Mas se não tivermos medo de crescer, pode ser uma fase superfeliz, de grandes realizações! E se a gente olhar para a fase 29-30 de Anitta, é quase impossível falar em crise, não é?