Claudia Raia: mãezona na vida real e na ficção
Relembre os filhos da atriz nas novelas
Por gshow
Mãe de três filhos, Enzo, Sophia e Luca, Claudia Raia é uma matriarca orgulhosa e muito cuidadosa com a sua prole. Na ficção, não é diferente. Ao longo de 40 anos de carreira, a atriz acumula filhos postiços e têm um carinho especial por todos eles.
“Eu viro mãe de verdade dessa turma toda na vida real”, comentou a atriz.
Atualmente na pele de Emmy, de Terra e Paixão, Claudia Raia é a mãe trapaceira de Luigi (Rainer Cadete), e o entrosamento dos atores é sintonia pura.
“Olha que filho lindo que eu arranjei!”, exclamou a atriz, diante dos elogios de Rainer por contracenar com a estrela.
Antes do ragazzo, Claudia Raia foi mãe de outros personagens, cujos atores carrega em seu coração e mantém uma forte amizade.
Não à toa, Paolla Oliveira, Fernanda Souza, Mariana Ximenes e Marcella Rica foram damas de honra do casamento da atriz com Jarbas Homem de Mello, em dezembro de 2018.
E como a gente adora relembrar, bora refrescar a memória com as tramas dessa matriarca querida e seus filhos maravilhosos!
Engraçadinha, seus Amores e seus Pecados
Claudia Raia estreou no papel de mãe da ficção aos 28 anos, na minissérie Engraçadinha, seus Amores e seus Pecados (1995), baseada na obra de Nelson Rodrigues. Na trama, ela era mãe dos personagens interpretados por Carmo Dalla Vecchia, Verônica Lopes e Mylla Christie.
Belíssima
Em 2005, na novela Belíssima, o posto de filha de Claudia Raia foi ocupado por Paolla Oliveira.
Safira (Claudia Raia) , filha de Murat (Lima Duarte) e Katina (Irene Ravache), foi casada cinco vezes e cada um dos seus três filhos era de um pai diferente. Giovana (Paolla Oliveira), filha mais velha, era fruto do casamento da mãe com Alberto (Alexandre Borges). O papel marcou a estreia de Paolla Oliveira nas novelas, que contou com todo o apoio da veterana.
A Favorita
Na sequência das herdeiras, a seguinte foi Mariana Ximenes de A Favorita (2008). Na trama de João Emanuel Carneiro, Mariana viveu Lara, criada por Donatela (Claudia Raia), mas filha biológica de Flora (Patricia Pillar). Apear de não terem o mesmo sangue, Lara e Donatela eram muito amigas, amizade que saiu dos sets para a vida real.
Anos mais tarde, em 2016, as duas voltaram a se encontrar nos estúdios, em Haja Coração. Mariana tinha herdado Tancinha, papel que foi de Claudia em Sassaricando, e a veterana fez uma participação especialíssima como ela mesma na trama de Daniel Ortiz.
“Ficou em família, porque (o papel) veio cair nas mãos da Mari Ximenes, que é minha filhota do coração… Ela é tão parecida comigo, que às vezes eu me confundo, achando que ela nasceu da minha barriga”, disse Claudia.
Ti-Ti-Ti
No remake de Ti-Ti-Ti (2010), Claudia Raia deu vida a outra matriarca, Jaqueline, mãe de Thaísa (Fernanda Souza), cujas personalidades não tinham nada a ver. Mesmo muito diferentes, mãe e filha nutriam muito amor uma pela outra.
Fernanda se lembra com carinho das gravações da novela e das cenas com Claudia Raia:
“Claudia tem 3 metros de altura, e eu tenho meio metro. Então ela andava e me carregava como se eu fosse um chaveirinho.”
A Lei do Amor
Na novela A Lei do Amor (2016), Salete (Claudia Raia) era mãe de Jéssica (Marcella Rica) e a convivência entre elas não era das melhores. Jéssica era obcecada em se dar bem, parecia incapaz de sentir qualquer tipo de empatia pelas pessoas, o que assustava Salete, mas se transformou ao longo da história.
Verão 90
E em Verão 90, Lidi Pantera (Claudia Raia) e Manuzita (Isabelle Drummond) eram unha e carne, se apoiando incondicionalmente. Mesmo com alguns percalços pelo caminho, mãe e filha nunca deixaram de se amar.