OMS confirma a primeira morte por gripe aviária no mundo @agenciabrasil

[ad_1]

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a primeira morte por gripe aviária no mundo. Uma mulher, de 56 anos, moradora da província de Guagdong, na China.

O vírus H3N8, responsável pela doença, circula desde 2002, mas até o momento não havia causado vítimas humanas.

 A mulher apresentou os sintomas em 22 de fevereiro, foi hospitalizada em 3 de março, com pneumonia grave e morreu em 16 de março.

A organização avalia que, com base nas informações disponíveis, o vírus não parece ter a capacidade de se espalhar facilmente de pessoa para pessoa. Portanto, o risco de se alastrar entre humanos em níveis nacional, regional e internacional é considerado baixo.

No entanto, ressalta a importância da vigilância global para detectar alterações virológicas, epidemiológicas e clínicas associadas aos vírus influenza circulantes, uma vez que se trata de um vírus de natureza em constante evolução.

De acordo com a OMS, apenas três casos de gripe aviária foram identificados em humanos. A chamada transmissão entre espécies foi registrada em animais em todo o mundo. Entre mamíferos, no entanto, o vírus H3N8 é suscetível de ser transmitido para cavalos e  cães.

No último dia 30, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou portaria que suspende, em todo o território nacional, a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves. A medida, de caráter preventivo, tem validade inicial de 90 dias e foi tomada em função do risco de ingresso e de disseminação de casos de gripe aviária no país.

[ad_2]

Esta notícia pertence a: Agência Brasil

Acesse esta notícia no site da Agência Brasil – Link Original

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Comments are closed

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta