Avião cai e mata 12 pessoas em Rio Branco, no Acre

Aeronave de pequeno de porte se acidentou próximo ao aeroporto de Rio Branco, logo após a decolagem; causas são investigadas
Bombeiros atuam onde avião de pequeno porte caiu com 12 pessoas a bordo próximo ao Aeroporto de Rio Branco na manhã de domingo (29)
Bombeiros atuam onde avião de pequeno porte caiu com 12 pessoas a bordo próximo ao Aeroporto de Rio Branco na manhã de domingo (29) – Marcos Vicentti/Secom Acre
ALÉXIA SOUSA
FOLHA DE S.PAUO
RIO DE JANEIRO – Doze pessoas morreram após um avião de pequeno porte cair próximo ao aeroporto de Rio Branco, na manhã deste domingo (29). Todos estavam a bordo da aeronave, segundo o Governo do Acre.

Dez passageiros, sendo nove adultos e uma bebê, e dois tripulantes (piloto e copiloto) morreram no local. Seus nomes não foram divulgados.

A aeronave modelo Caravan caiu logo após a decolagem. O voo era particular, da empresa ART Taxi Aéreo, e tinha como destino o município de Envira, no interior do Amazonas. As causas do acidente serão investigadas.

De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a empresa ART está em situação regular para a prestação de serviços de táxi aéreo. Segundo a autarquia, a aeronave do acidente também estava em situação regular.

“A aeronave envolvida era certificada para o transporte remunerado de passageiros (operações para táxi aéreo) e estava com todas as rotinas de manutenção em conformidade com as normas e regulamentos”, também reforçou a empresa, em nota.

ART disse ainda que o piloto e o copiloto tinham experiência e treinamento. “A tripulação engajada na operação era devidamente habilitada pela Anac, com todos os respectivos treinamentos em dia”, afirmou.

O advogado da ART Táxi Aéreo, Thiago Rodrigues Abreu disse à reportagem que a empresa está colaborando com as investigações e que vem prestando apoio aos familiares das vítimas.

“Todos os esforços no momento estão voltados para amparar os familiares. Já foram disponibilizados psicólogos e assistência social, bem como está sendo providenciado o translado dos familiares ao local do acidente”, afirmou.

Equipes do Corpo de Bombeiros que ficam baseadas no aeroporto foram acionadas pelo Centro de Operações Aéreas, além da guarnição do 3º Batalhão, do bairro Rui Lino, o mais próximo do aeroporto, para reduzir os danos do acidente e tentar resgatar vítimas com vida.

Ambulâncias do Samu, viaturas da Polícia Militar e um helicóptero também se deslocaram até o local para auxiliar nas ações de resgate.

Segundo as autoridades, a aeronave caiu em uma área de mata com difícil acesso, o que prejudicou a chegada das equipes.

As chamas foram controladas cerca de quatro horas após a queda do avião. Somente em seguida, foi iniciada a retirada dos corpos e destroços.

Todos os 12 corpos foram resgatados e encaminhados para o Instituto Médico Legal.

O governo do estado informou que as vítimas morreram carbonizadas. Quatro delas, do município de Envira, foram identificadas como Antonio Cleudo Epifanio Mattos, 46, José Marcos Epifanio Mattos, 51, Edineia Teixeira da Silva, 38, e Antonia Elizângela Gpmes Bonfim, 41. A cidade decretou luto oficial de três dias.

Os outros seis passageiros eram de Eirunepé, também no Amazonas. O prefeito Raylan Barroso (DEM) disse que ligou ofereceu o translado dos corpos das vítimas da cidade.

O governador Gladson Cameli (Progressistas) manifestou solidariedade às famílias das vítimas e informou que irá manter uma estrutura de segurança e saúde no local para garantir o resgate dos corpos e evitar novos desastres em decorrência das chamas que se alastraram após o acidente.

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (Progressistas) lamentou as mortes e disse que se colocou à disposição dos familiares das vítimas. Nas redes sociais, Bocalom publicou um vídeo no local do acidente.

EM SETEMBRO, ACIDENTE MATOU 14 NO AMAZONAS

Há pouco mais de um mês, outro acidente aéreo com avião de pequeno porte deixou 14 pessoas mortas no município de Barcelos (a cerca de 400 km de Manaus).

As vítimas eram 12 passageiros e dois tripulantes que seguiam de Manaus para a cidade, conhecida pelo turismo de pesca.

O governo do Amazonas divulgou à época que cinco dos mortos eram de Goiás, quatro de Minas Gerais e os demais de São PauloParanáRoraimaMaranhão e Amazonas. A relação se refere aos estados de nascimento das vítimas, e não necessariamente aos locais de moradia.

De acordo com o governo estadual, o acidente ocorreu quando o avião tentava pousar em Barcelos. Chovia forte no momento do desastre.

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta